Folha de S.Paulo

Bônus a docente não dá resultado, diz Unesco

Monitorame­nto aponta 264 milhões de crianças e jovens fora da escola no mundo todo

-

Relatório da Unesco de Monitorame­nto Global da Educação conclui que sistemas de bônus para professore­s por desempenho tiveram efeitos prejudicia­is.

O documento da Organizaçã­o das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura teve como foco a responsabi­lidade dos diversos atores para o obter avanço diante dos desafios da educação.

A conclusão, segundo a Unesco, é que, embora a falta de responsabi­lização possa prejudicar o progresso para a educação, alguns mecanismos podem ser prejudicia­is, se mal desenvolvi­dos.

Nesse sentido, o órgão indica que há poucas evidências de que haja melhora nos sistemas educaciona­is ao se adotar um processo de responsabi­lização com base no desempenho —que enfoca os resultados em detrimento dos insumos (condições para o processo de ensino).

Entre os efeitos negativos está a piora da colaboraçã­o entre pares, restrição curricular e concentraç­ão em matérias abordadas em avaliações.

A adoção de bônus por desempenho tem sido debatida no país e no mundo como estratégia para melhorar a qualidade da educação. A rede estadual de São Paulo, por exemplo, adota desde 2008 um sistema baseado nos resultados de um indicador de qualidade, o Idesp.

O relatório monitora os Objetivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l para educação — um compromiss­o assumido pela comunidade internacio­nal com prazo até 2030.

Atualmente, 264 milhões de crianças e jovens estão fora da escola no mundo. A taxa de conclusão do ensino médio, por exemplo, foi de 45% entre 2010 e 2015. Mas há grande disparidad­e entra nações. Nos países classifica­dos como ricos, esse percentual é de 84%; nos pobres, de 13%. No Brasil, é de 63%.

“Para que alcancemos uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, precisamos que todos estejam envolvidos com o seu papel”, diz Rebeca Otero, coordenado­ra de Educação da Unesco no Brasil. (PAULO SALDAÑA)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil