Folha de S.Paulo

Cristiano Ronaldo é eleito melhor do mundo pela 5ª vez

Português igualou a marca do argentino Lionel Messi, com quem domina a premiação do futebol há dez anos

-

Quando o domínio da dupla no futebol mundial completou dez anos, Cristiano Ronaldo igualou Lionel Messi. O português foi eleito o melhor do mundo da última temporada pela Fifa nesta segunda (23), em cerimônia realizada em Londres. Ele recebeu 43,16% dos votos no total.

É a 5ª vez que Cristiano Ronaldo conquista o prêmio, a segunda consecutiv­a (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017). Messi, que terminou em segundo neste ano com 19,25% , também tem cinco troféus (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015).

Neymar, que teve 6,97% dos votos no geral, terminou em terceiro. Um brasileiro não é escolhido pela Fifa desde 2007, quando Kaká, então no Milan (ITA), ganhou.

“Foi um ano extraordin­ário. São 11 anos [em que ele entra na lista dos três finalistas]. Era algo que eu obstinava. Ganhar prêmios coletivos e individuai­s. É um momento único da minha carreira”, disse o português, ao receber o troféu das mãos de Diego Maradona e Ronaldo.

O vencedor do “The Best”, como a Fifa renomeou sua premiação de melhor do mundo a partir do ano passado, é feita baseado em votos de capitães e técnicos das seleções filiadas à Fifa. Um re- presentant­e da imprensa de cada país também teve direito a voto, a não ser a Suíça, que teve dois.

Eles escolheram os três melhores da última temporada. O voto para o primeiro colocado valeu cinco pontos; para o segundo, três; para o terceiro, um.

A Fifa introduziu em 2017 o voto dos torcedores, mas com peso inferior aos demais.

Cristiano Ronaldo venceu em todas as categorias. Dos 459 votos de técnicos, capitães e jornalista­s, foi colocado na 1ª posição por 340 deles (74%). Também venceu na lista dos torcedores.

A expressão de alegria do português estava misturada com alívio. Na disputa pessoal entre os dois, o placar da premiação já esteve favorável ao argentino em 4 a 1. Isso não fazia bem ao ego do português, que não é conhecido pela modéstia.

O desempenho de Ronaldo foi turbinado a partir de 2013 pelos títulos conquistad­os pelo Real Madrid e seleção portuguesa. Desde então, venceu mais quatro vezes.

Ele foi astro da equipe espanhola nas conquistas da Liga dos Campeões de 2014, 2016 e 2017. Também foi campeão da Eurocopa do ano passado com Portugal, a primeira conquista de expressão da equipe na história.

A Fifa mudou o período de avaliação dos jogadores em 2017. Antes disso, a premiação acontecia em janeiro e levava em consideraç­ão os 12 meses anteriores. Agora avalia apenas a temporada europeia, de agosto a maio.

A entidade não divulgou se, em 2018, levará em conta o desempenho na Copa da Rússia, que acontecerá entre junho e julho. BRASILEIRO­S Entre os votos brasileiro­s, apenas Daniel Alves escolheu Neymar como melhor do mundo. Ele teve direito a voto como capitão da seleção, mesmo não sendo. Tite tem revezado a braçadeira.

O treinador votou em Cristiano Ronaldo, assim como Paulo Vinicius Coelho, colunista da Folha, representa­nte do país entre os jornalista­s.

Tite ficou na 9ª posição na escolha do melhor técnico. Foi citado em 2,87% dos votantes. O vencedor foi Zinedine Zidane, do Real Madrid, com 46,22% dos votos.

Zidane foi o primeiro nome do futebol a levar o prêmio de melhor do mundo da Fifa como jogador e técnico. Quando era meia da França, Juventus (ITA) e Real Madrid, foi eleito em 1998, 2000 e 2003.

Na seleção ideal da temporada montada pela Fifa, o Brasil foi o país com o maior número de representa­ntes: três. Daniel Alves, Marcelo e Neymar foram escolhidos por especialis­tas nomeados pela entidade.

 ?? Ben Stansall/AFP ?? O português Cristiano Ronaldo recebe o prêmio de melhor do mundo da Fifa, em Londres
Ben Stansall/AFP O português Cristiano Ronaldo recebe o prêmio de melhor do mundo da Fifa, em Londres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil