Folha de S.Paulo

Croata vai assumir a seleção de basquete

Aleksandar Petrovic, 59, deve ser apresentad­o nesta terça (24) durante congresso

-

Uma das estrelas da Iugoslávia nos anos 1980 e técnico da Croácia na Rio-2016, Aleksandar Petrovic, 59, deve ser anunciado nesta terça-feira (24) como o novo comandante da seleção brasileira masculina de basquete.

A intenção da CBB (Confederaç­ão Brasileira de Basquete) é apresentar o técnico em congresso nesta terça-feira (24), em São Paulo.

Estarão presentes dirigentes e parceiros comerciais da entidade, diretores da LNB (Liga Nacional de Basquete), que organiza o NBB, e ex-jogadores como os campeões mundiais Wlamir Marques, Amaury Pasos e Hortência.

O croata, que trabalhou na seleção de seu país até o EuroBasket deste ano, em setembro, negocia há semanas com a CBB e já está no país para assinar contrato.

Na Rio-2016, Petrovic levou a Croácia às quartas, sendo derrotado pela arquirriva­l Sérvia. Na fase de grupos, a equipe liderou a chave B. Bateu, inclusive, o Brasil pela terceira rodada, por 80 a 76.

Ele será o terceiro técnico estrangeir­o consecutiv­o a dirigir a seleção masculina.

Antes dele, passaram pela CBB o argentino Rubén Magnano, de 2010 a 2016, e o espanhol Moncho Monsalve, em 2008 e 2009.

Tal como seus antecessor­es, Petrovic fala espanhol fluente. Dirigentes da confederaç­ão acreditam que isso facilitará a comunicaçã­o com os atletas.

Assim como aconteceu durante a gestão de Magnano, o salário de Petrovic será pago pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil).

O treinador terá uma comissão técnica com auxiliares brasileiro­s. A ideia da CBB é contar com o estafe que trabalhou, de modo interino, na Copa América deste ano.

César Guidetti, do Pinheiros, foi o técnico no torneio, auxiliado por Bruno Savignani, ex-Brasília, e Felipe Santana, o Filé, do Palmeiras.

Com um grupo renovado, a seleção caiu na primeira fase, pelo Grupo A, na Colômbia, com derrotas para México e Porto Rico.

Petrovic nunca trabalhou com clube ou seleção latinoamer­icanos. Os assistente­s seriam fundamenta­is em sua adaptação, assim como o gerente Renato Lamas.

Sua principal missão será conduzir a seleção em sistema inédito de eliminatór­ias para a próxima Copa do Mundo, na China, em 2019.

Essa é uma das novas propostas da Fiba (Federação Internacio­nal de Basquete), em plano de expansão.

As mudanças não foram bem recebidas pelos clubes de elite da Europa. Se os atletas da NBA já estavam descartado­s para a maior parte das eliminatór­ias, a Euroliga se recusa também em ceder jogadores durante seu calendário.

Caso a liga mantenha sua posição, causará grande impacto no sistema da Fiba.

Para o Brasil, nem tanto. Apenas o armador Marcelinho Huertas, do Baskonia, da Espanha, joga a Euroliga.

Na NBA há cinco inscritos: o armador Raulzinho, o ala Bruno Caboclo e os pivôs Nenê, Cristiano Felício e Lucas Bebê.

 ?? Ozan Kose - 10.set.2017/AFP Photo ?? Petrovic dirigiu a Croácia até o EuroBasket deste ano
Ozan Kose - 10.set.2017/AFP Photo Petrovic dirigiu a Croácia até o EuroBasket deste ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil