Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Trabalho escravo A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, concedeu uma liminar para suspender os efeitos da portaria do governo Temer que altera as regras para a fiscalizaç­ão do trabalho escravo. Decisão racional da ministra, porque desse governo não podemos descartar nem a possibilid­ade da revogação da Lei Áurea (“Ministra do STF concede liminar que suspende portaria do trabalho escravo”, folha.com/no1929697).

PEDRO VALENTIM

Essa atuação do Judiciário é perigosa. Só na arena política há como forçar o diálogo para a formação de decisões que culminem em avanços duráveis. Faz parte do jogo democrátic­o debates acerca de retrocesso­s, os quais devem ser resolvidos pelas instâncias políticas. Essa liminar pode evitar o retrocesso a curto prazo, mas também resfria a atuação de atores da sociedade.

IVO TIAGO

Votação de denúncia Pelo jeito, o presidente Michel Temer não se contentará em ganhar de 2 a 1. Quer ganhar de goleada, fazer com o Brasil o que fez a Alemanha na Copa do Mundo. Pelo seu empenho, será Temer 7 x 1 Brasil. (“Temer tenta frear debandada e ampliar margem de vitória”, “Poder”, 24/10).

NILSON MOLARO

Marketing invasivo Todas as empresas falam a mesma coisa: que estão em conformida­de com a lei, que nada fizeram e que tudo é exceção. Parecem os nossos queridos políticos corruptos se defendendo. O problema somos nós, que não gostamos de ser importunad­os. O pior é que não temos muito que fazer. Já tentei cadastrar os telefones no serviço do Procon em duas oportunida­des e não funcionou (“Crescem denúncias de ligações abusivas”, “Especial”, 24/10).

GILBERTO MORAES

Eu consegui reduzir de maneira radical as chamadas que oferecem bens e serviços cadastrand­o minhas linhas no Procon. As empresas sérias consultam essa lista antes de dispararem ligações, e você pode reclamar caso liguem para você, abrindo uma queixa formal no mesmo site. Eles inclusive impõem multas ao chamador.

ERALDO JORGE BAIL

Parece que, quanto mais aumenta a população no planeta, mais falamos com “atendentes virtuais”, ou seja, computador­es que nada resolvem, só transferem. Isso não vai acabar?

MARCO ANTONIO B. DOS SANTOS

Esse é o problema do “Deus Mercado” e de governos que o veneram: se é mais barato ou convenient­e para a empresa lucrar, que se dane o cidadão.

EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil