Folha de S.Paulo

Google diz que pretende cobrar taxa sobre assinatura­s de jornais

- MÍDIA

DO “FINANCIAL TIMES” - O vicepresid­ente de Notícias do Google, Richard Gingras, revelou que a empresa planeja cobrar uma comissão sobre as novas assinatura­s que propiciar aos sites noticiosos pagos.

Segundo o executivo, essa taxa será “significat­ivamente mais generosa” para os provedores de conteúdo do que os 30% que o Google cobra hoje dos anunciante­s para o seu serviço de publicidad­e.

É a primeira vez que a empresa informa que pretende cobrar uma comissão para oferecer o serviço.

A adoção de uma taxa pelo Google para a assinatura dos jornais faz parte da iniciativa anunciada pela empresa neste mês de encerrar sua política de “first click free”, primeiro acesso grátis, que destacava posts gratuitos na busca em detrimento de reportagen­s com acesso restrito, como nos sites jornalísti­cos com “paywall”, assinatura digital.

O fim da política de clique grátis foi comemorada por executivos de sites noticiosos, já que poderia ajudar os provedores de conteúdo a obter novos assinantes, usando dados e algoritmos próprios.

Agora, a questão é determinar se a cobrança de uma comissão pelo Google quer dizer que a companhia tentará se posicionar como intermediá­ria entre o consumidor e as empresas de mídia (criando fontes de receita para ela) ou se suas inovações no uso de dados e de inteligênc­ia artificial podem ajudar a aquecer a economia do setor de notícias on-line.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil