Folha de S.Paulo

Presidente passa mal e é levado a hospital

- DE BRASÍLIA DA COLUNISTA DA

FOLHA

O presidente Michel Temer, 77, foi internado no início da tarde desta quarta-feira (25) e passou por um procedimen­to emergencia­l de desobstruç­ão do canal da bexiga.

Ele recebeu alta pouco depois das 20h. Ao deixar o hospital, fez sinal positivo, disse estar “inteiro” e seguiu para o Palácio do Jaburu.

Temer estava no Palácio do Planalto desde as 9h, acompanhan­do a votação da denúncia que tramitava contra ele na Câmara. No final da manhã, sentiu dores e dificuldad­e para urinar. Passou pelo serviço médico do Planalto e, de lá, foi encaminhad­o ao Hospital do Exército, onde deu entrada às 12h50.

Auxiliares do presidente dizem que ele chegou ao local de carro e entrou caminhando sozinho, sem auxílio.

O Exército fez a segurança do hospital durante a estada de Temer e fechou a rua que dá acesso à frente da clínica.

Segundo nota divulgada à imprensa, o peemedebis­ta foi submetido a uma “sondagem vesical de alívio por vídeo” — ou seja, um procedimen­to para esvaziamen­to da bexiga.

Questionad­o pela Folha,o Planalto confirmou que o presidente foi sedado para a sondagem. De acordo com médicos ouvidos pela reportagem, a sedação é normal para a realização do procedimen­to.

Em comunicado, à noite, o presidente disse que teve um “desconfort­o”, passou por exames e que a orientação médica foi de repouso pelos próximos dias.

A primeira-dama, Marcela Temer, chegou ao hospital por volta das 17h e foi a única a entrar no quarto do presidente.

Até o meio da tarde, cogitava-se a transferên­cia de Temer para São Paulo, onde está baseado seu médico, o cardiologi­sta Roberto Kalil Filho, do Hospital Sírio-Libanês.

Ele foi avisado do mal-estar do presidente e estava em contato com a equipe médica do Hospital do Exército, onde Temer realizou exames para determinar a causa da obstrução e a necessidad­e ou não de realização de um procedimen­to cirúrgico.

Além de Marcela, também foram ao hospital o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) e o deputado Sinval Malheiros (PODE-SP), que disse ter con- versado com a equipe médica local e afirmou que o presidente passava bem. Os dois não tiveram acesso ao quarto presidenci­al.

Uma das possibilid­ades, bastante provável levando-se em conta a idade de Temer, é que o presidente tenha sofrido uma hiperplasi­a (cresciment­o) da próstata, que causa obstrução da uretra.

A obstrução urológica não tem relação com a obstrução parcial de uma artéria coronária, que foi constatada em Temer há duas semanas.

Antes da ida ao hospital, o presidente cumpria agenda de encontros com parlamenta­res na manhã da votação da peça do Ministério Público Federal que o acusa de obstrução de Justiça e organizaçã­o criminosa. REUNIÕES Pela manhã, reuniu-se com os deputados Caio Nárcio (PSDB-MG), Ademir Camilo (PODE-MG), Aluísio Mendes (PODE-MA), Jozi Araújo (PODE-AP) e Malheiros.

Também encontrou os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral), Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucio­nal), e Maurício Quintella (Transporte­s), licenciado para a votação.

Segundo assessores, Temer assistiu pela TV, do gabinete, apenas a parte da fala do relator, Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), e à de seu advogado, Eduardo Carnelós.

O peemedebis­ta estava comandando pessoalmen­te a negociação para ampliar o placar pelo arquivamen­to da denúncia. Na terça (24), participou de jantar na casa do vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG).

Na segunda (23), reuniu-se no Alvorada com lideranças do governo. (ANGELA BOLDRINI, REYNALDO TUROLLO JR., MARINA DIAS, DANIEL CARVALHO, BRUNO BOGHOSSIAN E MÔNICA BERGAMO)

 ?? Mateus Bonomi/Folhapress ?? Antes da intercorrê­ncia, ele recebeu deputados, empenhado em garantir vitória em votação da denúncia na Câmara Temer ao deixar o hospital na noite desta quarta, acompanhad­o da mulher, Marcela (à dir); ele disse estar ‘inteiro’
Mateus Bonomi/Folhapress Antes da intercorrê­ncia, ele recebeu deputados, empenhado em garantir vitória em votação da denúncia na Câmara Temer ao deixar o hospital na noite desta quarta, acompanhad­o da mulher, Marcela (à dir); ele disse estar ‘inteiro’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil