Folha de S.Paulo

Ex-ministro de Néstor e Cristina Kirchner é preso por corrupção

- ARGENTINA

DE BUENOS AIRES - O ex-ministro do Planejamen­to e homemforte das gestões de Néstor e Cristina Kirchner (2003-2015), Julio De Vido, atualmente deputado, foi preso após ter sua imunidade parlamenta­r retirada nesta quarta-feira (25), o que possibilit­a que responda a dois processos de corrupção.

Ele é acusado de superfatur­ar uma compra de gás e de desviar US$ 15 milhões da construção de uma mina de carvão na Patagônia.

De Vido também está sendo investigad­o, embora ainda sem acusação formal, porque teria participad­o do esquema de corrupção da construtor­a brasileira Odebrecht , que admitiu ao Departamen­to de Justiça dos EUA ter pagado US$ 35 milhões na Argentina no período em que o ex-ministro controlava as licitações de obras públicas no país.

De Vido não foi à sessão que decidiu seu futuro no Parlamento, mas se entregou no final do dia. Ele chegou aos tribunais caminhando, mas deparou-se com aliados do presidente Mauricio Macri, que gritavam “sim, se pode”, lema da coalizão governista Mudemos.

A ex-presidente Cristina Kirchner também responde a processos por enriquecim­ento ilícito, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O andamento das ações, porém, será prejudicad­o porque ela voltará a ter foro privilegia­do em dezembro por ter sido eleita senadora no domingo (22).

Ele foi levado à cadeia de Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires, onde estão ex-secretário­s e aliados dos Kirchners.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil