Folha de S.Paulo

Sem ‘entrevista­dos’, apresentad­or mostra suas qualidades de showman

- CRIS VERONEZ TONY GOES

FOLHA

“Sem graça” foi um adjetivo que a crítica não economizou depois que o talk show “Adnight” (Globo), de Marcelo Adnet, estreou no ano passado. A audiência perdeu o equilíbrio, e a segunda temporada do semanal, com estreia prevista para a noite desta quinta (26), traz reformulaç­ões, a começar pelo nome.

Com oito episódios, a diferença de “Adnight Show” para seu antecessor é a aposta em esquetes e na liberdade para o improviso de Adnet. “A gente ganha experiênci­a. Mal ou bem, nunca tinha apresentad­o um programa de auditório com convidados”, justifica.

“Já tinha feito ‘Adnet ao Vivo’ na MTV, mas não tinha plateia, e era um formato diferente. Para mim, o ‘Adnight Show’ é uma experiênci­a realmente nova. Agora, a gente já sabe um pouco mais onde está pisando. A segunda vez é melhor que a primeira”, brincou o humorista.

A bancada onde se realizavam as entrevista­s foi eliminada para tornar o formato menos rígido. “O ‘Adnight Show’ não é algo que podemos definir claramente, dizendo que é um programa na linha de shows, de esquetes ou de auditório. Envolve várias expertises”, disse o diretor-geral, Emerson Muzeli.

Marcelo Adnet tem dois talentos indiscutív­eis. Um deles é para o humor: seu timing cômico é impecável, e seu estilo consegue ser popular e sofisticad­o. O outro talvez tenha origem genética: seu pai Francisco e seu tio Mário são músicos renomados, e Adnet deve ter herdado deles o ouvido afiado.

Combinados, os dois dons permitem que ele escreva paródias musicais impagáveis.

Um talento que Adnet não tem é o de entrevista­dor. Isto ficou patente na primeira temporada de “Adnight”. Concebido como um talk show moderno, onde as brincadeir­as com os convidados se sobrepõem às entrevista­s, a atração foi mal de crítica e audiência em 2016.

Frequentad­o quase que exclusivam­ente por contratado­s da Globo, o sofá do “Adnight” resvalou em problema comum da casa: a babação de ovo em cima do convidado.

O programa passou por uma reformulaç­ão. Trocaram-se roteirista­s e cenário. Mesmo assim, as mudanças não satisfizer­am a cúpula da Globo. Consta que cinco episódios gravados foram para o lixo e a estreia foi adiada.

O primeiro “Adnight Show” faz jus ao novo nome, com Adnet bem mais à vontade. Não tem mais a obrigação de arrancar declaraçõe­s bombástica­s de seus convidados (que não podem mais ser chamados de “entrevista­dos”). Só quer cantar e fazer rir.

A pegada popular apareceu logo de cara, com a cantora Joelma fazendo o número de abertura. Os contrastes entre os outros dois convidados, a jornalista Fernanda Gentil e o ator Renato Góes, não poderia ser maior: ela, desinibidé­rrima; ele, algo travado.

Todos renderam bem em esquetes e jogos. Mas ninguém foi páreo para o próprio Adnet, que parece ter encontrado um formato sob medida, no qual brilha como um showman à moda antiga: uma versão contemporâ­nea de Miele. Falta saber se seu público habitual vai gostar. AVALIAÇÃO bom

A sátira política continua presente. Uma cena, exibida durante o lançamento do programa, usou o vídeo em que Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor do presidente Michel Temer, carrega uma mala com dinheiro entregue pela JBS. As imagens ganham uma narração debochada da jornalista Fernanda Gentil.

O atual contexto político, para Adnet, desperta mais dúvidas do que certezas. “Outro dia vi um analista político dizer que é normal estarmos nos sentindo desorienta­dos. Ele disse que estudou durante seis anos, fez uma pós e não sabe o que está acontecend­o. É interessan­te trabalhar com comunicaçã­o num momento confuso. O humor ganha importânci­a nesse momento”, avalia.

Anitta, Ludmilla, Malvino Salvador, Joelma e Camila Pitanga são alguns dos convidados previstos para a temporada. O primeiro episódio do programa também já está disponível no Globo Play.

Hoje, Adnet se divide entre o “Adnight Show”, a “Escolinha do Professor Raimundo” e o “Tá no Ar”, que aborda o universo da televisão e foi indicado ao Emmy Internacio­nal na categoria “melhor comédia”. Os vencedores serão conhecidos em novembro. NA TV Adnight Show qui., 23h55

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil