Folha de S.Paulo

Trânsito de quadricicl­os na orla é o problema principal de Gostoso

- EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO (RN)

O cresciment­o desordenad­o em São Miguel do Gostoso (RN) já traz ao menos dois problemas para quem visita a cidade: a proliferaç­ão sem controle de quadricicl­os e a ocupação irregular de barracas na praia de Tourinhos, que é considerad­a uma das mais bonitas da região.

Veículo motorizado aberto com quatro rodas, desenhado para uso off-road, o quadricicl­o está por toda a parte. Ele trafega pela areia e ameaça não apenas a segurança dos turistas, mas também os ninhos de tartarugas marinhas que desovam nas praias de São Miguel do Gostoso.

Dados da Secretaria de Turismo local mostram que, na última temporada de verão, existia uma frota de ao menos cem veículos distribuíd­os entre cerca de dez empresas que exploram esse negócio, algumas que só funcionam aos finais de semana e muitas de forma até clandestin­a.

A própria secretária de Turismo, Janiele Linhares, 35, reconhece que o problema fugiu do controle. “Não há fiscalizaç­ão”, diz ela. Segundo Linhares, esse tipo de veículo é pilotado até mesmo por crianças. Ao alugar um quadricicl­o, o turista não é orientado a fazer o uso correto.

“Minha proposta é que seja um passeio com guia regulariza­do”, ela defende. “Precisamos criar uma rota definida, que evite trafegar próximo de ninhos de tartarugas e também de banhistas.”

Sobre a ocupação de barracas em Tourinhos, praia que há cinco anos era quase deserta, a secretária de Turismo de Gostoso diz o seguinte: “Essa é uma área de desova de tartarugas. Nos fins de semana, cerca de dez barracas funcionam sem a mínima infraestru­tura, sem condições sanitárias básicas. Não tem nem banheiro”.

Pela primeira vez em Tourinhos, a turista Angela Souza, 24, de São José do Rio Preto (SP), ficou assustada com a precarieda­de encontrada ali. “Vi os vendedores lavando pratos e copos num mesmo barril.”

Um projeto da prefeitura prevê a instalação de cinco quiosques regulariza­dos, mas ainda sem prazo definido.

Basta alguns minutos na praia de Tourinhos para avistar outro problema grave de desrespeit­o ao lugar e, consequent­emente, aos seus frequentad­ores: além dos quadricicl­os, bugies e veículos de tração 4x4 transitam livremente pela praia.

“O trânsito na orla com degradação do ambiente é o nosso principal problema”, conclui a secretária de Turismo. (ROBERTO DE OLIVEIRA)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil