Folha de S.Paulo

Barco é resgatado no Pacífico depois de ficar 5 meses à deriva

Destino era o Taiti, mas motor quebrou e celular desaparece­u

-

Duas mulheres que saíram de barco do Havaí (EUA) em direção ao Taiti foram encontrada­s próximas à costa japonesa após passar cinco meses à deriva.

Sem contato com o resto do mundo após perderem o celular e com o motor do barco quebrado, Jennifer Appel e Tasha Fuiava se perderam logo no início da viagem.

Elas passaram os últimos meses vagando sem rumo pelo oceano Pacífico, até serem resgatadas por um barco da Marinha americana na terça (25) a 1.400 quilômetro­s do Japão. O caso foi divulgado apenas nesta quinta (26) pelos americanos.

A viagem começou no dia 3 de maio, quando elas deixaram Honolulu, capital havaiana, com destino ao Taiti.

Acompanhad­as de dois cachorros, tinham como ideia fazer de barco, ao longo de dois meses, o trajeto de cerca de 4.000 quilômetro­s.

Logo no primeiro dia, porém, a dupla perdeu o celular, que caiu no mar. Um mês depois, uma tempestade quebrou o motor do barco.

A partir daí, elas tentaram usar a vela da embarcação para navegar, mas o mau tempo destruiu o mastro.

O purificado­r de água que elas usavam também deixou de funcionar no meio do caminho, mas elas consertara­m o equipament­o, e, com um estoque de comida para um ano, conseguira­m sobreviver.

Certa noite, o barco sofreu um ataque de tubarões, mas ninguém se feriu. “Tivemos muita sorte de o casco ser forte o suficiente para resistir”, disse Appel.

Perdidas no meio do Pacífico, elas enviaram por 98 dias um sinal de socorro, mas não obtiveram resposta.

“Estávamos muito depressiva­s e sem esperança, mas era a única coisa que podíamos fazer”, disse. Segundo elas, apenas os cachorros conseguiam animá-las.

O resgate só aconteceu porque um barco de pesca de Taiwan viu a embarcação e avisou a Marinha americana, que salvou a dupla.

A Marinha não divulgou quando a dupla vai voltar para os Estados Unidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil