Folha de S.Paulo

Dorival completa um ‘turno’ pelo São Paulo e reencontra o Santos

Técnico chega a 19 jogos pelo clube do Morumbi contra adversário que o demitiu em junho

- GIANCARLO GIAMPIETRO

Em clássico cheio de contrastes, time que luta pelo título lida com crise contra rival que busca alívio na tabela

O último time que resta para Dorival Júnior enfrentar neste Campeonato Brasileiro é justamente aquele que o demitiu em 4 de junho.

No seu reencontro com o Santos, neste sábado (28), no Pacaembu, ele completará um turno à frente do São Paulo, chegando ao seu 19º jogo pela equipe do Morumbi.

Ainda que o time não esteja em uma situação plenamente confortáve­l na tabela, nas 18 rodadas sob o comando do treinador, seu aproveitam­ento se equivale ao de times que brigam por uma vaga na Libertador­es. Tal como o Santos faz agora.

A posição privilegia­da de seu ex-time, porém, só dá ao clássico um intrigante contraste. Ainda que tenha chance de conquistar o título, o rival passa por turbulênci­a.

Algo, aliás, que talvez Dorival nem estranhe tanto assim. Afinal, quando sua segunda passagem pelo clube da Vila Belmiro foi encerrada, ele tinha aproveitam­ento de 64,6%, em 128 partidas.

Pelo São Paulo, é verdade, seus números têm sido bem mais tímidos desde que estreou em 13 de julho contra o Atlético-GO. Foi pouco mais de um mês depois de sua saída do clube da Baixada e dez dias após a demissão de Rogério Ceni, seu antecessor.

Desde então, a equipe conquistou 25 dos 54 pontos que disputou (46,2%).

À primeira vista, não parece muito, mas, nestas 18 rodadas, esse número representa a sexta melhor campanha, à frente até mesmo do líder Corinthian­s, que somou 24.

Com 34 pontos, o Palmeiras teve o melhor rendimento. Seguido pelo próprio Santos (30), Botafogo (28), Cruzeiro (27) e Atlético-PR (26).

Entre esses cinco times, apenas o Atlético-PR, o oitavo colocado, não está hoje na zona de classifica­ção para a Libertador­es.

Depois da vitória sobre o Flamengo no último domingo (22), por 2 a 0, o São Paulo abriu sua maior distância para a zona de rebaixamen­to desde a longínqua sétima rodada: quatro pontos.

Mesmo assim, Dorival sabe que a prioridade são-paulina ainda deve ser a luta para fugir da Série B.

De qualquer forma, agora sob menos pressão, ao falar ao site oficial do clube sobre Treinador enfrenta o Santos neste sábado (28) com São Paulo em recuperaçã­o suas perspectiv­as para o clássico, o técnico já se permitiu usar o termo “esperanços­o”.

“A equipe vem tendo atuações muito consistent­es. Acho que isso é o alcance de um equilíbrio. É o suficiente? Não, ainda não. Estamos naturalmen­te preocupado­s e esperanços­os que encontremo­s um caminho ainda melhor daqui para a frente”, disse. OUTRA CRISE Do outro lado, o Santos aparece com chance de brigar pelo título, estando a seis pontos do Corinthian­s. Invicto há seis rodadas, no mês passado bateu tanto Corinthian­s como Palmeiras.

Ainda assim, em 20 de outubro, o clube ficou bem perto de demitir o técnico Levir Culpi após empates com Ponte Preta, Vitória e Sport, que lutam contra o descenso.

A diretoria só foi demovida da ideia após reunião de última hora com o elenco.

Agora, aos cartolas cabe contornar o episódio Zeca. O lateral, que não compareceu para treinar na semana, entrou na Justiça para pedir a rescisão contratual. Alega se sentir inseguro e desamparad­o no clube, devido a ameaças de torcedores. A diretoria, por sua vez, vai multá-lo.

Em meio ao ambiente tenso, o Santos decidiu bloquear entrevista­s com os jogadores na quinta e na sexta. O último a falar foi o volante Renato, na quarta-feira (25).

O mesmo expediente, aliás, tem sido adotado pelo São Paulo nas últimas rodadas e foi repetido nesta semana, com treinos fechados nos últimos dois dias.

Na classifica­ção, 16 pontos separam os rivais. Dorival certamente não veria problema em efetivamen­te trocar de posição com sua ex-equipe. NA TV São Paulo x Santos Pay-per-view

 ?? Marcello Fim - 10.jul.2017/Raw Image/Ag. O Globo ?? O técnico Dorival Júnior, ex-Santos, comanda treinament­o do São Paulo, seu atual time
Marcello Fim - 10.jul.2017/Raw Image/Ag. O Globo O técnico Dorival Júnior, ex-Santos, comanda treinament­o do São Paulo, seu atual time

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil