Folha de S.Paulo

HERDEIRO DO SOM

Com pinta de rastafari e pegada de roqueiro, Chico Brown, filho de Carlinhos Brown e neto de Chico Buarque, mostra o talento do berço e começa a ganhar reconhecim­ento como talentoso multi-instrument­ista

- TERÇA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO DE 2017

já o levou ao Maracanã e já se apresentou com ele— Chico Brown diz que ainda há quem se surpreenda com sua ascendênci­a buarquiana.

“A galera acha que eu sou a cara do meu pai, mas tem quem não acredite que sou neto do meu avô. Já me perguntara­m por que eu não tinha olhos azuis como ele.”

Do pai, herdou não só as feições mas a dispersão, segundo Carlinhos. “Às vezes somos dispeeeers­os. Isso vem mais de uma ideia mediúnica do que de falta de atenção, tenho uma capacidade de voar muito rápido, ele tem isso também.”

Apesar da grande popularida­de paterna, Chico tem consciênci­a de que ele é figura controvers­a, e credita parte desse desgosto ao racismo.

“Cresci vendo pessoas falarem mal dele na internet, vendo ele levar garrafada no Rock in Rio, esse tipo de coisa. Tem quem não goste da música dele, mas tem quem ataca diretament­e as matrizes africanas.”

Ciente de sua classe social privilegia­da, diz saber que não sofre os mesmos riscos que um jovem negro de periferia. Mas, como sua imagem ainda é pouco conhecida do público em geral, passa por episódios de preconceit­o.

“Existe o racismo nosso de cada dia: as pessoas que evitam sentar do seu lado no ônibus, ou apertam a bolsa, atravessam a rua quando passam por você. Já tomei tapa de segurança, de policial. Nessas horas, não existem meu pai nem meu avô para influencia­r em nada.”

 ??  ?? Músico Francisco Buarque de Freitas, filho de Carlinhos Brown e neto de Chico Buarque
Músico Francisco Buarque de Freitas, filho de Carlinhos Brown e neto de Chico Buarque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil