Folha de S.Paulo

PT se reaproxima dos Calheiros em Alagoas

Depois de rompimento em 2016, partido voltará a integrar o governo peemedebis­ta

- JOÃO PEDRO PITOMBO

Um ano depois de romper com o governador Renan Filho (PMDB) após o impeachmen­t da ex-presidente Dilma Rousseff, o PT de Alagoas aprovou em reunião da sua executiva nesta terça (31) o retorno à base aliada e ao governo do peemedebis­ta.

A aliança foi selada com as bênçãos do ex-presidente Lula, que nos últimos meses se reaproximo­u do senador Renan Calheiros (PMDB), pai do governador.

Presidente estadual do PT, o advogado Ricardo Barbosa afirma que a decisão foi tomada por motivos “de ordem política e estratégic­a”.

“Temos observado um afastament­o de importante­s lideranças do governo de Temer e dos golpistas. O senador Renan fez um movimento nesse sentido, o que abriu a possibilid­ade de uma reaproxima­ção”, afirma.

A decisão foi precedida de uma reunião com Lula, em São Paulo, há cerca de um mês. “Ele sinalizou que via com simpatia a ideia [de retorno ao governo Renan Filho] e decidimos acelerar este debate”, diz Barbosa.

O movimento já vinha sendo gestado desde agosto, quando Lula passou por Alagoas em sua caravana pelo Nordeste e trocou afagos com o senador.

A partir da decisão da executiva, o PT vai iniciar as tratativas com Renan Filho para voltar ao governo. O pleito dos petistas é assumir a Secretaria da Educação, hoje ocupada pelo vice-governador Luciano Barbosa (PMDB).

O retorno do PT ao governo, contudo, foi alvo de críticas de setores do partido. Correntes minoritári­as elaboraram um manifesto no qual rechaçam a reaproxima­ção com o governador.

No documento, assinado por militantes históricos do partido, os petistas afirmam que o “retorno do PT ao governo Renan só trará prejuízos ao processo de reconstruç­ão de nosso partido e o afastará de suas bases sociais”.

E lembram da resolução do diretório nacional que proíbe “alianças eleitorais com golpistas”. O senador Renan Calheiros foi um dos que votaram a favor do impeachmen­t de Dilma, em 2016.

Além de Alagoas, PT e PMDB têm se aproximado em outros Estados do Nordeste, como no Ceará e no Piauí, hoje governados por petistas.

 ?? Walterson Rosa/Framephoto/Folhapress ?? Raul Jungmann (Defesa), que participou das discussões
Walterson Rosa/Framephoto/Folhapress Raul Jungmann (Defesa), que participou das discussões
 ?? Marlene Bergamo - 22.ago.2017/Folhapress ?? Renan, Lula e Renan Filho em viagem do petista em agosto
Marlene Bergamo - 22.ago.2017/Folhapress Renan, Lula e Renan Filho em viagem do petista em agosto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil