Folha de S.Paulo

Pela mulher, largou a música sem arrependim­entos

- PAULO GOMES FERNANDO CESAR NOVAES GALHANO - Nesta quarta (1º/11) às 18h, igreja Imaculado Coração de Maria (capela da PUC), r. Monte Alegre, 948, Perdizes. MARCOS GARBOGGINI DA GAMA -

Homem simples, criado na roça, Arlindo trabalhou até depois dos 80 anos como pintor. Usava um chapeuzinh­o feito de jornal para proteger os cabelos da tinta. Com seu jeito descontraí­do, cativava todos que o conheciam, de amigos dos filhos a vizinhos, com quem ia pescar.

Apaixonado por chorinho e samba, quando jovem tocava, nas horas vagas, cavaquinho em um grupo em São Paulo. Era a década de 1940, e ele era um entusiasta de músicos como Noel Rosa e Adoniran Barbosa.

A boemia, no entanto, parava por aí. Não era de beber muito ou de ficar fazendo far- ra. Seu negócio era a música.

Até que em um baile da Vila Zelina, onde morava, conheceu uma descendent­e de italianos que arrebatou o seu coração, Concheta. Na hora em que a viu, soube: “É essa”.

O namoro prosperou, mas havia um grande adversário —eram outros tempos, e o pai de Concheta era um italianão que não gostava nada de a filha namorar um músico.

Arlindo então tomou uma decisão. “Seu Chico, se eu casar com a sua filha eu vou deixar a música.” Conquistou o sogro e, daí em diante, foram 64 anos de casamento, até a morte dela em 2014.

Dentre oito genros, Arlindo tornou-se o preferido. Nos anos finais de vida do sogro, chegou a dar banho no senhor, que, debilitado, aguardava o pintor chegar do trabalho.

Nunca reclamou da decisão que tomou, foi uma opção consciente, por amor. Partiu para reencontra­r sua Concheta no último dia 26, aos 96, após uma pneumonia e uma infecção urinária. Deixa os filhos Arlete e Norival, dois netos e dois bisnetos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 3º ANO Nesta quarta (1º/11) às 19h, igreja de São Luis Gonzaga, av. Paulista, 2.378, Cerqueira César. VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov.prefeitura. sp.gov.br/cidade/secretaria­s/ obras/servico_funerario/ Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. ANÚNCIO PAGO NA FOLHA: tel. (11) 3224-4000 Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h. AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil