Folha de S.Paulo

Silviano Santiago leva Jabuti por seu romance ‘Machado’

Ele é um dos que concorrem a Livro do Ano de Ficção, anunciado em 30/11

-

Na data, vencedores das 29 categorias da premiação receberão troféus em cerimônia no Auditório Ibirapuera

Com uma ficção sobre os últimos anos de Machado de Assis (1839-1908), Silviano Santiago, 81, foi o vencedor do Jabuti de Romance.

Com isso, concorre ao troféu de Livro do Ano de Ficção, a ser anunciado na premiação do 59º Jabuti em 30/11, no Auditório Ibirapuera.

Os vencedores desta e das outras 28 categorias foram divulgados nesta terça (31) pela Câmara Brasileira do Livro.

Neste ano, foram introduzid­as duas novas categorias: Livro Brasileiro Publicado no Exterior —na qual “A Cup of Rage”, versão britânica de “Um Copo de Cólera”, de Raduan Nassar, saiu vencedora— e Histórias em Quadrinhos.

“Castanha do Pará”, HQ independen­te de Gidalti Oliveira Moura Júnior, foi a ganhadora. “Hinário Nacional” (Veneta), de Marcello Quintanilh­a, ficou em segundo, e “Quadrinhos dos Anos 10” (Companhia das Letras), de André Dahmer, quadrinist­a da Folha, ficou em terceiro.

A veterana Eva Furnari venceu na categoria Infantil, com “Drufs” (Moderna).

“Se Eu Fosse... Um Bicho, uma Planta ou Até um Objeto, Minha Vida Seria Muito Diferente” (Publifolhi­nha), de Luisa Massarani, com ilustraçõe­s de Mariana Massarani, sua irmã, ficou em segundo.

O livro reúne textos do caderno “Folhinha”, da Folha, que circulou até 2016.

Em terceiro na categoria ficou “A Boca da Noite” (Zit), de Cristino Wapichana. O colunista da Folha Antonio Prata participou do projeto vencedor da categoria Infantil Digital, “Kidsbook Itaú Criança” (Agência Africa).

A Personalid­ade Literária deste ano também vem do universo infantojuv­enil. Ruth Rocha será celebrada pelo conjunto de sua obra e contribuiç­ão à formação de leitores. LIVROS DO ANO “Quase Todas as Noites” (7Letras), de Simone Brantes, venceu na categoria Poesia; “Sul” (ed. 34), de Veronica Stigger, em Contos e Crônicas.

Elas, assim como Walcyr Carrasco, que venceu em Adaptação por seu “Romeu e Julieta” (Moderna), concorrem a Livro do Ano de Ficção com os já mencionado­s Silviano Santiago, Gidalti Oliveira Moura Júnior e Eva Furnari, além de José Castello, autor do melhor Juvenil, “Dentro de Mim Ninguém Entra” (Berlendis & Vertecchia).

Nessa categoria, Daniel Munduruku ficou em segundo, com “Vozes Ancestrais” (FTD), e Susana Ventura, em terceiro, com “O Caderno da Avó Clara” (Sesi-SP Editora).

Para o Livro do Ano de Não Ficção concorrem os primeiros lugares de 15 categorias, como Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática, cujo premiado foi “A Espiral da Morte” (Companhia das Letras), de Claudio Angelo.

Marcelo Gleiser, colaborado­r da Folha, ficou em segundo nessa categoria, com “A Simples Beleza do Inesperado” (Record). O terceiro premiado foi Mario Novello, por “Os Cientistas da Minha Formação” (Livraria da Física).

Todos levam o troféu com o quelônio; os primeiros de cada categoria são agraciados com R$ 3.500, ao passo que os dois Livros do Ano recebem R$ 35 mil cada um.

 ??  ??
 ?? Ricardo Borges - 23.mar.17/Folhapress ?? Silviano Santiago, 81, levou o Jabuti pelo livro ‘Machado’
Ricardo Borges - 23.mar.17/Folhapress Silviano Santiago, 81, levou o Jabuti pelo livro ‘Machado’
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil