Folha de S.Paulo

Netflix suspende ‘House of Cards’ por denúncia de assédio

Protagonis­ta da série, Kevin Spacey foi acusado de abordar sexualment­e outro ator quando este tinha 14 anos

-

Um dia após anunciar que o sexto ano de “House of Cards”, 2018, seria o último, a Netflix suspendeu as gravações da temporada, que estavam em andamento. As informaçõe­s são do site Deadline.

A decisão foi tomada após virem à tona denúncias de assédio sexual contra o ator Kevin Spacey, que interpreta o protagonis­ta da série, o político Frank Underwood.

Duas vezes vencedor do Oscar, Spacey, 58, foi acusado por Anthony Rapp, 46, ator de “Star Trek: Discovery”. De acordo com ele, o astro de “House of Cards” o teria assediado em 1986, quando Rapp ainda era adolescent­e.

Segundo a vítima, o caso ocorreu no apartament­o de Spacey. Rapp disse ao Buzzfeed que Spacey, embriagado, o assediou fisicament­e.

Em declaração conjunta para o Deadline, a “MRC [a produtora Media Right Capital] e Netflix decidiram suspender a sexta temporada da produção de ‘House of Cards’, até segunda ordem, para que tenhamos tempo de reavaliar a situação atual e sanar qualquer preocupaçã­o de nosso elenco e de nossa equipe”.

Em seu perfil numa rede social, a Netflix confirmou a suspensão da série e que “mais detalhes devem vir em breve”.

Em relação ao caso narrado por Rapp, Spacey disse numa rede social estar horrorizad­o, mas afirma que não se lembra de nada do ocorrido.

“Devo a ele minhas mais sinceras desculpas pelo comportame­nto bêbado extremamen­te inadequado”, escreveu. O ator ainda aproveitou a acusação para se declarar homossexua­l publicamen­te.

“Tive relações com homens e mulheres e escolho, hoje, viver como um homem gay.”

A forma como o ator declarou sua orientação sexual foi criticada por entidades de defesa dos direitos homossexua­is. Isso porque foi feita em meio à confissão de um desvio de conduta do qual ele é acusado. A revista “Vice” chamou o ato de “a pior saída do armário de toda a história”.

O criador da série, Beau Willimon, disse em seu perfil numa rede social que não presenciou qualquer comportame­nto inapropria­do de Kevin Spacey durante as gravações.

No ar desde 2013, “House of Cards” era um dos carros-chefe das produções originais da Netflix e uma das maiores vitrines do serviço de streaming.

A série ganhou dois Globos de Ouro e sete Emmy.

A Academia Internacio­nal de Artes e Ciências Televisiva­s daria a Spacey um prêmio honorário na próxima edição do Emmy Internacio­nal, a acontecer neste mês. A instituiçã­o anunciou nesta terça, porém, que, “à luz dos recentes eventos”, retiraria a homenagem.

 ?? David Giesbrecht/Divulgação ?? Os atores Kevin Spacey e Robin Wright em cena da quinta temporada de ‘House of Cards’, da Netflix; a sexta, que estava sendo produzida, foi suspensa EM PARIS
David Giesbrecht/Divulgação Os atores Kevin Spacey e Robin Wright em cena da quinta temporada de ‘House of Cards’, da Netflix; a sexta, que estava sendo produzida, foi suspensa EM PARIS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil