Folha de S.Paulo

Síria retoma cidade-chave do Estado Islâmico

-

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Exército sírio assumiu nesta quinta-feira (2) o controle total da cidade de Deir Ezzor, no leste do país, último grande centro urbano com presença do Estado Islâmico, segundo a agência estatal de notícias Sana.

A retomada da área representa um duro golpe para os jihadistas, que atualmente acumulam reveses no país e no Iraque. Em outubro, o EI foi expulso de Raqqa, território na Síria onde a organizaçã­o terrorista proclamou sua “capital” em 2014. Agora, o Exército atua para neutraliza­r minas e outros artefatos explosivos espalhados pelo EI em Deir Ezzor.

Segundo a agência de notícias AFP, a cidade sofreu muitos danos materiais, com edifícios em colapso ou com fachadas totalmente destruídas. Ruas estão bloqueadas pelas trincheira­s criadas pelo Estado Islâmico.

Deir Ezzor, capital da província homônima, é uma cidade rica em petróleo e na fronteira com o Iraque. O local foi cenário de dupla ofensiva contra o grupo radical.

A oeste do rio Eufrates avançam as tropas do regime sírio, que seguem para a localidade de Bukamal, na fronteira com o Iraque, com o apoio aéreo da Rússia.

Ao longo da margem leste se deslocam as Forças Democrátic­as Sírias, aliança entre curdos e árabes que tem apoio dos Estados Unidos. IRAQUE

Segundo o general iraquiano Nomane al-Zobai, divisões do Exército e das forças antiterror­istas “iniciaram o ataque no centro de Al-Qaim”. Antes da ofensiva, aviões da coalizão internacio­nal liderada pelos EUA bombardear­am posições jihadistas na cidade, que fica localizada a 10 quilômetro­s da fronteira com a Síria.

A região de Al-Qaim tem 150 mil habitantes —sendo que um terço vive na cidade— que pertencem a algumas importante­s tribos sunitas.

De acordo com a coalização liderada por Washington, este é o “último grande combate” contra o território dominado pelo EI na Síria e no Iraque, cada vez menor. As ações em Al-Qaim, no Iraque, e em Deir Ezzor, na Síria, visam estrangula­r o grupo terrorista em seu último reduto.

 ?? Ahmad Al-Rubaye/AFP ?? Forças iraquianas e aliadas avançam sobre a cidade de Al-Qaim, na região oeste do país
Ahmad Al-Rubaye/AFP Forças iraquianas e aliadas avançam sobre a cidade de Al-Qaim, na região oeste do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil