Folha de S.Paulo

Cabeça”, afirma.

-

ser reconhecid­a ou saber que está fazendo a diferença na vida de uma criança, isso não tem preço”, afirma.

A paulista hoje é a melhor tenista em simples do país, entre homens e mulheres, o que aumenta a visibilida­de dos seus feitos. Mesmo assim, para ela a cultura do esporte no Brasil ainda está voltada para o circuito masculino.

“Este ano eu apareci bastante pelos meus resultados, mas meus jogos mais importante­s não foram television­ados. Talvez isso pudesse fazer a diferença”, diz.

Um dos seus sonhos é mudar essa mentalidad­e a longo prazo. “Quem sabe as coisas possam melhorar se eu conseguir chegar mais ao topo e criar mais oportunida­des para brasileiro ver tênis feminino? A TV abre muito a TEMPORADA-2018 A tenista iniciará a preparação para a próxima temporada na segunda (6), no Rio. No fim do ano, embarcará para a Austrália, onde jogará os primeiros torneios da temporada. Para continuar a escalada na carreira, ela aposta na capacidade de se adequar a superfície­s diferentes.

“No saibro consigo ser mais sólida, ter mais tempo para montar meu jogo, estou mais acostumada. Na grama, eu saco bem, sou grande, então dá para eu me adaptar”, afirma a atleta de 1,85 m.

Ao lado do técnico argentino German Gaich, ela trabalha para ter mais equilíbrio e cautela quando necessário, mas sem perder sua principal caracterís­tica. “Meu jogo com certeza é buscar a agressivid­ade. É desse jeito que eu quero chegar ao topo”, diz.

Outra adaptação que Bia se vê obrigada a fazer no dia a dia é comportame­ntal. Ela, que admite “falar demais” e encontra no circuito um ambiente mais sisudo.

“As meninas não são muito de fazer amizade. Acho que algumas fazem isso para se proteger, estão mais concentrad­as. Mas você está o ano inteiro com elas, então não custa dar um bom dia, um sorriso, independen­temente da profissão, do ranking. Isso é ser humano”, afirma.

 ?? Adriano Vizoni/Folhapress ?? Bia Haddad durante treino no clube Monte Líbano, em SP
Adriano Vizoni/Folhapress Bia Haddad durante treino no clube Monte Líbano, em SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil