Folha de S.Paulo

Da honra alheia.

-

Mendes afirma que juízes fazem populismo com prisões.

São visões diferentes de membros de um tribunal com formações diferentes.

O STF está em constante vigília em relação a essas operações, não só pela gravidade dos fatos mas também pela legitimida­de do tribunal, que advém da confiança que o público tem no Supremo.

Surgirão casos em que a prova será frágil e casos em que as provas serão robustas. Num, haverá prisão. No outro, absolvição. Não pode haver tendência preconcebi­da sobre liberdade. E o Supremo não deve fazer pesquisa de opinião pública para decidir. Eu não posso julgar uma pessoa ouvindo a sociedade. Mas eles têm sido comuns.

Ultimament­e eu tenho observado que não. Mas, num período antecedent­e, nós nos incomodamo­s muito com isso. O processo entrava sigiloso no gabinete do ministro e de repente a delação vazava. O Supremo vai julgar ainda a delação da JBS.

Vamos julgar. Mas já adotamos uma providênci­a: tão logo eles [delatores da JBS] começaram a ter atitudes extravagan­tes, eu até usei a frase de que deveriam trocar o exílio nova-iorquino para o da Papuda. Começou a ficar evidenciad­o que eram líderes de uma grande cadeia de corrupção. Já não se justificav­am mais aqueles benefícios.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil