Folha de S.Paulo

Filme sobre gerações se desequilib­ra entre caos e redenção

- ANDREA ORMOND

O leitor talvez se lembre de “Beleza Americana”.

Kevin Spacey interpreta­va Lester Burnham, anos antes de “House of Cards”.

Lester era o quarentão frustrado, alguém que percebeu a própria mediocrida­de e caiu de amores por uma ninfeta. Narrava o filme em off, em evocação de clássicos como “Crepúsculo dos Deuses”, de Billy Wilder.

“O Estado das Coisas” não tem a ninfeta. Tem o filho. É Troy (Austin Abrams) quem catalisa a história. Mesmo sem querer, chuta a sanidade mental do pai (Brad, Ben Stiller) para o abismo. Troy representa a mocidade. Brad começa a sentir a velhice.

Brad Sloan dirige uma ONG. Age como ser humano ungido por todos os mandamento­s aborrecido. Poderia imitar a hiena Hardy, dos desenhos antigos.

A situação piora porque Troy vai fazer o circuito das universida­des.

Nada semelhante existe no Brasil, então nessa hora o espectador pode se perder na diluição cultural.

O fato é que os pais roem as unhas, tentando uma vaga para os filhos na Ivy League ou se contentand­o com faculdades menos badaladas.

E tome narração em off de Brad, verborrági­co, confrontad­o pela sensação de ser um “loser”.

Conhece colegas de Troy. Claro que Ananya (Shazy Raja) será uma idealizaçã­o de moça alfa: brilhante, bonita, musicista. E claro que Ananya lembrará Brad de si mesmo. Dos seus tempos de ventura, quando novo, desimpedid­o e cheio de sonhos.

Ponto favorável, o personagem histérico não sobrou para uma mulher. Ficou para Sloane mesmo, cujo momento de epifania é realizado de modo ingênuo pelo diretor-roteirista-ator Mike White.

Na sala de concertos, a música talvez toque o coração de Brad, mas a construção da cena remete aos comerciais de margarina. Pode-se perceber a intenção catártica do roteiro, mas, entre o feito e o desejado, existem léguas.

“O Estado das Coisas” desperdiça a oportunida­de e não joga luzes sobre um dos cânones do cinema norte-americano —a crise de gerações—, sem alcançar uma linha tênue entre a redenção e o caos da derrota. (BRAD’S STATUS) DIREÇÃO Mike White ELENCO Ben Stiller, Austin Abrams, Jenna Fischer, Shazy Raja PRODUÇÃO EUA, 12 anos QUANDO em cartaz AVALIAÇÃO regular

 ?? Divulgação ?? Troy (Austin Abrams) é filho de Brad (Ben Stiller, ao fundo) e Melanie (Jenna Fischer)
Divulgação Troy (Austin Abrams) é filho de Brad (Ben Stiller, ao fundo) e Melanie (Jenna Fischer)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil