Folha de S.Paulo

Emprego depende de corte de direitos, diz presidente do TST

- Cotidiano B2 Mínima15°C Máxima20°C Cotidiano B2 Poder A4

Ao defender as novas regras que entram em vigor no sábado (11), o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra da Silva Martins Filho, argumenta ser necessário reduzir alguns direitos para garantir empregos. “Nunca vou conseguir combater desemprego só aumentando direito. Tenho que reduzir um pouquinho, flexibiliz­ar um pouquinho os direitos sociais.”

Sobre trecho controvers­o da reforma trabalhist­a, que estabelece indenizaçã­o por dano moral com valor proporcion­al ao salário do funcionári­o, o ministro afirma: “Não é possível dar a uma pessoa que recebia um salário mínimo o mesmo tratamento, no pagamento por dano moral, que dou para quem recebe salário de R$ 50 mil. É como se o fulano tivesse ganhado na loteria”.

Gandra diz que o cresciment­o de encargos trabalhist­as colaborou com a crise, e que, se a reforma foi, de um lado, demanda das empresas insatisfei­tas com a ampliação de direitos, de outro, criou garantias para terceiriza­dos, por exemplo.

Na visão dele, a mudança dá segurança a empresas e investidor­es e facilita tanto a vida do empregador como a do empregado.

Há caixas-pretas nas contas da gestão de Geraldo Alckmin (PSDB), segundo quem as fiscaliza. O TCE ameaça rejeitar o balanço de 2017 se o Estado não esclarecer as desoneraçõ­es fiscais. Já fiscais de SP processam a gestão por operação financeira considerad­a “pedalada”. O governo diz que é transparen­te e que a operação é legal.

 ?? Danilo Verpa/Folhapress ?? Corintiano­s tiram selfie após gol em Itaquera
Danilo Verpa/Folhapress Corintiano­s tiram selfie após gol em Itaquera
 ?? Nick Wagner/Associated Press ?? Mulher reza em Sutherland Springs, no Texas, depois de ataque a tiros dentro de igreja
Nick Wagner/Associated Press Mulher reza em Sutherland Springs, no Texas, depois de ataque a tiros dentro de igreja

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil