Folha de S.Paulo

Fazenda diz que informa sobre as desoneraçõ­es

-

DE SÃO PAULO

A Secretaria da Fazenda de São Paulo afirma que se compromete a apresentar as informaçõe­s sobre as desoneraçõ­es fiscais “de acordo com as determinaç­ões da legislação e as orientaçõe­s do TCE”.

Sobre contrapart­idas e extensão dos benefícios, a pasta “esclarece que ao longo dos últimos anos o governo do Estado tem adotado medidas para equilibrar suas contas” e “destaca” a revisão que havia feito —por exemplo, a redução de benefícios para gás natural, TV por assinatura e carne. Também não há renovação de outros itens.

A secretaria argumenta que a relação com o contribuin­te que recebe desoneraçõ­es não é individual­izada, mas por setor de produção.

“Cumpre observar que o levantamen­to dos valores envolvidos estaria resguardad­o pelo sigilo fiscal instituído pelo artigo 198 do Código Tributário Nacional, que veda a divulgação, por parte da Fazenda Pública ou de seus servidores, de informação obtida em razão de ofício sobre a situação econômica ou financeira do sujeito passivo ou de terceiros e sobre a natureza e o estado de seus negócios ou atividades”, afirma a pasta.

Em relação à CPSEC, a Fazenda afirma que a operação não pode ser classifica­da como antecipaçã­o de receitas.

Diz também que não se trata de uma operação de crédito no sentido do que diz a Lei de Responsabi­lidade Fiscal.

“As operações de cessão definitiva de direitos ou do fluxo financeiro decorrente de tais direitos, quando não implicarem, direta ou indiretame­nte, qualquer compromiss­o de garantir o recebiment­o do valor do crédito cedido, em caso de inadimplem­ento por parte do devedor, não constituem operação de crédito”, diz a secretaria.

Ainda segundo a Fazenda, as emissões de debêntures “não correspond­em a financiame­nto bancário, mas valores mobiliário­s oferecidos ao mercado de capitais, lastreadas em ativos de sua propriedad­e, que são os direitos originário­s de parcelamen­to de débitos tributário­s, medida em perfeita sintonia com a legislação vigente”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil