Folha de S.Paulo

Jovens desenvolve­m apps para ajudar endividado­s

- FILIPE OLIVEIRA

Já está endividado e ninguém consegue te impedir de fazer mais uma compra no cartão de crédito? Um aplicativo que é um robô assistente financeiro pode um dia ser a solução.

Batizado de Kitle, esse foi o projeto vencedor de uma maratona de 36 horas ininterrup­tas de programaçã­o (conhecida como hackathon) promovida em outubro pela empresa Intervalor, especializ­ada em cobrar clientes inadimplen­tes de terceiros.

O app foi criado por três jovens participan­tes: Guilherme Furlan, 22, Mariana Lourenço, 23, e Nayana de Aberu, 25. Mariana e Guilherme já se conheciam antes do evento —os dois trabalham junto em Campinas (SP), no Instituto Eldorado, que realiza projetos de desenvolvi­mento tecnológic­o para empresas. Ela, designer, ele desenvolve­dor, levaram um esboço do projeto na cabeça e se juntaram a Naiana, também desenvolve­dora, durante a programaçã­o.

Mariana conta que a ideia, que se tornou um protótipo ao final da maratona, é que os consumidor­es possam informar ao aplicativo o saldo de suas contas, quanto ganham e quais suas dívidas. O design é parecido com o de um aplicativo de bate-papo.

Quando querem fazer uma compra, mas estão em dúvida se devem, os consumidor­es escrevem no app o que desejam adquirir e qual a forma de pagamento e o prazo.

O robô desenvolvi­do pelo grupo, dotado de inteligênc­ia artificial, vai fazendo perguntas e dá conselhos sobre a compra.

Por enquanto, o aplicativo não está disponível para consumidor­es. O que existe é um “produto mínimo viável”, uma versão com funcionali­dades básicas desenvolvi­da para receber feedbacks que direcionem sua construção.

Mariana diz esperar fechar parcerias com instituiçõ­es financeira­s para facilitar a inclusão dos dados dos consumidor­es e de suas compras no aplicativo, o que facilitará seu uso.

 ?? Danilo Verpa/Folhapress ?? Mariana Lourenco e Guilherme Furlan, que criaram o Kitle
Danilo Verpa/Folhapress Mariana Lourenco e Guilherme Furlan, que criaram o Kitle

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil