Folha de S.Paulo

Arte vira ‘terapia’ para moradores de rua no Pará

- MOISÉS SARRAF

“atenção às pessoas. Realizamos promoção à saúde. Falamos da questão do emprego, da questão econômica, alimentar, até sobre sofrimento psíquico e abuso de drogas. Fazer arte é produzir saúde nas comunidade­s

FOLHA, EM BELÉM

Dimerson Pinheiro de Castro, 38, está em Belém (PA) há 16 anos, depois de ter perdido o pai, a mãe e dois irmãos num acidente de van em São Miguel do Guamá, a 100 km da capital. Desde então, ele, que trabalhava em uma serraria, passou a ser morador de rua.

“Fui fraco, fui para a rua, me viciei em drogas e com isso permaneci na rua”, conta ele, cujo objetivo é conseguir um emprego para cuidar de seus dois filhos.

Ele era um dos presentes à roda de arte de rua realizada pelo coletivo Viramundo no centro de Belém. O grupo é composto por estudantes, médicos, professore­s, psicólogos e arte-educadores que, voluntaria­mente, usam atividades lúdicas para interagir com pessoas em situação de rua.

“Teatro, cuidado e educação”, resume o médico Bruno Passos, 25, que faz parte do grupo. Abuso de drogas, SUS, luta antimanico­mial e exclusão social são alguns dos temas que surgem antes, durante e depois dos cortejos e cirandas realizadas.

Viramundo vem de Geraldo Viramundo, personagem de “O Grande Mentecapto” (1979), de Fernando Sabino. Na obra, ele vive a exclusão social vagando pelo interior de Minas até se tornar herói de uma revolução protagoniz­ada pelos marginaliz­ados. No romance, assim como na atuação do coletivo Viramundo, o Carnaval e a praça pública são protagonis­tas.

Criado como projeto de extensão da Universida­de Federal do Pará ainda em 2014, o grupo realizava intervençõ­es junto a moradores de rua e era um meio pelo qual estudantes da saúde encontrava­m temas para seus trabalhos de conclusão de curso.

“Havia consultas clínicas, conversas sobre cuidados para essa população”, diz Passos, se referindo, por exemplo,

BRUNO PASSOS, 25

médico e integrante do coletivo Viramundo

 ?? Guimarães Filho/Coletivo Viramundo ?? Cortejo do coletivo Viramundo no centro de Belém; grupo usa atividades lúdicas para interagir com moradores de rua
Guimarães Filho/Coletivo Viramundo Cortejo do coletivo Viramundo no centro de Belém; grupo usa atividades lúdicas para interagir com moradores de rua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil