Folha de S.Paulo

Contra o racismo em todas as suas formas’; jornalista pede desculpas

-

DE SÃO PAULO

O apresentad­or do “Jornal da Globo”, William Waack, 65, foi afastado de suas funções após ser acusado de racismo. Em vídeo publicado na internet, ele afirma, irritado, que o barulho de uma buzina é “coisa de preto”.

O jornalista aparece no vídeo antes de uma entrevista com Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute, do Wilson Center, num estúdio em frente à Casa Branca, nos EUA.

“Tá buzinando por quê, seu merda do cacete? Não vou nem falar porque eu sei quem é.” Na sequência da gravação, Waack olha para o convidado e diz, em tom baixo: “É preto. É coisa de preto.”

Após o comentário do jornalista, o convidado ri constrangi­do. Não há informaçõe­s sobre quem divulgou a gravação, realizada durante a corrida eleitoral americana em 2016.

“A Globo é visceralme­nte contra o racismo em todas as suas formas e manifestaç­ões. Nenhuma circunstân­cia pode servir de atenuante”, afirma a emissora em nota.

“Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação”, diz o texto.

No mesmo comunicado, a emissora elogia o jornalista, “um dos mais respeitado­s profission­ais brasileiro­s, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo”. Diz ainda que faráreuniã­onestaquin­ta(9)paradefini­r“ospróximos­passos”.

Waack começou na Globo como correspond­ente em Londres em 1996, após fazer carreira na imprensa escrita. Retornou ao país em 2000 e passou a atuar como repórter para o “Jornal Nacional” e outros telejornai­s. Em 2005, tornouse âncora do “Jornal da Globo”.

Renata Lo Prete, 52, ocupou a bancada do telejornal nesta quarta (8). Substituta oficial dele, ela deve permanecer no cargo por tempo indetermin­ado. A jornalista também é apresentad­ora, editora e comentaris­ta de política do “Jornal das Dez”, da GloboNews. OUTROS CASOS ris Casoy, indenizou o gari José Domingos de Melo, que o processou em 2010 por se sentir ofendido após um comentário do jornalista.

Melo apareceu em uma vinheta desejando “feliz Natal”, mas uma falha técnica levou ao ar o áudio de Boris dizendo: “Que merda, dois lixeiros desejando felicidade­s do alto das suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho”.

Em 1998, durante a exibição de uma reportagem sobre o Ballet Kirov no programa “Fantástico”, Pedro Bial, então apresentad­or do programa, deixou escapar um “isso é coisa de veado”.

 ?? Zé Paulo Cardeal/Globo ?? William Waack, 65, na bancada do ‘Jornal da Globo’, nos estúdios da emissora em SP
Zé Paulo Cardeal/Globo William Waack, 65, na bancada do ‘Jornal da Globo’, nos estúdios da emissora em SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil