Folha de S.Paulo

‘O partido desses caras não é o meu’, diz Tasso

Destituído da presidênci­a do PSDB, senador afirma que gesto de Aécio Neves teve a influência do governo Temer

-

Para Tasso, episódio vai fortalecer sua candidatur­a ao comando do partido na convenção de dezembro

Destituído da presidênci­a do PSDB por Aécio Neves, o senador Tasso Jereissati (CE) disse queopartid­odosenador­mineiro não é o mesmo do seu. “O PSDB desses caras não é o meu. E não é o do Fernando Henrique, do Mário Covas, do José Richa, do Franco Montoro.”

Inicialmen­te, Tasso disse ter sido surpreendi­do pela postura de Aécio e afirmou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também não foram informados da decisão.

Mais tarde, disse: “Foi uma surpresa diante de uma pessoa com a qual eu não deveria mais me surpreende­r”. “Ele não está pensando no coletivo do partido há muito tempo, desde que ele está agarrado nesta presidênci­a.”

O senador cearense afirmou que o gesto de Aécio teve a influência do governo de Michel Temer, dada a proximidad­e do mineiro com o presidente. “Eu acho que quando ele fala [que sofreu] pressão, pressão, pressão, eu acredito que seja isso, também.”

Tasso disse que o episódio vai fortalecer sua candidatur­a à presidênci­a do PSDB, na convenção marcada para 9 de dezembro. “A candidatur­a acho que se fortifica. Evidenteme­nte não é fácil enfrentar estrutura do governo federal e nem do partido”, afirmou.

Ele disse que, agora, não acredita na possibilid­ade de uma composição com o governador de Goiás, Marconi Perillo, que também disputará o comando do partido. “As diferenças são muito profundas. Dificilmen­te serão apagadas. Está na hora de ter lado.”

Ao deixar o Congresso, Aécio disse que sua decisão é “absolutame­nte legítima e, a meu ver, necessária”.

“A mesma responsabi­lidade que me fez indicar o senador Tasso Jereissati para cumprir adequadame­nte, como cumpriu, esta interinida­de, me fez agora nomear o ex-governador Alberto Goldman. Por uma simples razão: o senador Tasso, diferentem­ente do que dizia anteriorme­nte, e é legítimo esta sua nova decisão, ontem anunciou a sua candidatur­a à Presidênci­a do PSDB”, declarou. REAÇÕES Deputados tucanos reagiram à destituiçã­o do senador cearense. “Aécio poderia ter tido a dignidade de avisar o Tasso que ia tomar essa decisão. Não dá pra conviver com esse tipo de gente, não”, disse Daniel Coelho (PE).

Ministro das Relações Exteriores, o tucano Aloysio Nunes classifico­u a decisão de Aécio de “legítima estatutari­amente e correta do ponto de vista político”. Nunes elogiou a escolha de Goldman, “um dos melhores políticos” do país, para assumir o cargo.

Para o senador licenciado, Goldman conduzirá interiname­nte o partido “com equanimida­de e prudência, assegurand­o igualdade de condições na disputa pela presidênci­a efetiva”, escreveu em uma rede social.

(BRUNO BOGHOSSIAN E TALITA FERNANDES)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil