Folha de S.Paulo

GloboNews suspende programa de Waack

-

Após fala racista,‘Painel’ não vai ao ar no sábado

DE SÃO PAULO

A GloboNews suspendeu nesta quinta (9) a próxima exibição do programa semanal “Painel”, apresentad­o por William Waack desde 2000.

A emissora informou que a atração não irá ao ar no próximo sábado (11), mas não disse se suspenderá em definitivo o programa —que recebe convidados para tratar de temas da semana, sobretudo nas esferas econômica, política e internacio­nal.

A decisão foi tomada após o vazamento de um vídeo na última quarta (8) em que Waack afirma, irritado, que o barulho de uma buzina ao fundo é “coisa de preto”.

Waack também foi afastado do “Jornal da Globo”. Até a conclusão desta edição, a TV Globo não havia confirmado se a suspensão se tornaria definitiva.

Em nota, Waack pediu “sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados”. A emissora afirmou repudiar qualquer forma de racismo.

O vídeo com a declaração do jornalista, feita nos bastidores antes de uma entrevista realizada durante a cobertura eleitoral dos EUA em 2016, circulou num grupo de WhatsApp de editores de TV antes de chegar à internet.

A Folha apurou que a gravação foi levada por um dos integrante­s, abrindo um debate interno sobre se as cenas deveriam ser disponibil­izadas publicamen­te, em rede social. A conclusão foi que sim.

No dia seguinte à divulgação, o grupo passou por uma debandada, provocada pelo temor de identifica­ção e represália contra o responsáve­l pelo vazamento.

Waack faria nesta quintafeir­a (9) uma palestra na Sicoob Credirocha, no Espírito Santo, mas o evento foi cancelado. Segundo a Contrate Palestras, uma das agências que representa­m Waack, o cancelamen­to foi realizado a pedido do jornalista, e não da empresa. A Contrate Palestra disse ainda que continuará a representá-lo.

Waack também está no catálogo da MotiveAção Palestras, em cuja página está registrado que o profission­al cobra entre R$ 30 mil e R$ 40 mil por evento. A empresa também decidiu mantê-lo entre seus clientes.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil