Folha de S.Paulo

Com aval de Temer, Roseana se lança candidata no MA

Após quatro mandatos, peemedebis­ta decidiu concorrer novamente ao governo do Estado em 2018, desta vez sem o apoio de Lula

- JOÃO PEDRO PITOMBO

Afastada da política desde que deixou o governo do Maranhão em 2014, a ex-governador­a Roseana Sarney (PMDB) vai disputar o governo estadual pela quinta vez, com o aval e apoio do presidente Michel Temer (PMDB).

O anúncio foi feito na semana passada em entrevista ao jornal “O Estado do Maranhão” e à rádio Mirante FM, ambas de propriedad­e da família Sarney.

“Após muito refletir sobre o momento político do Brasil e do Maranhão, seus problemas e desafios, e entendendo o desejo dos maranhense­s que reconhecem o trabalho que realizei ao longo de inúmeros mandatos que exerci, coloco o meu nome à disposição do meu partido”, afirmou a ex-governador­a ao lançar-se como pré-candidata.

O anúncio foi feito cerca de um mês depois de a ex-governador­a ter retornado à cena política em uma visita ao Congresso e um encontro com Temer em Brasília.

Na ocasião, discutiram o cenário político nacional e do Maranhão. Além do apoio do partido para a disputa, Roseana obteve recursos para convênios federais com prefeitura­s e para emendas de deputados aliados.

Roseana, 64, foi governador­a em quatro mandatos — de 1995 a 2002 e de 2009 a 2014. O grupo político comandado por seu pai, o expresiden­te José Sarney, comandou o Estado por cerca de cinco décadas. Em 2014, contudo, o grupo perdeu as eleições para o hoje governador Flávio Dino (PC do B). Exdeputado e ex-juiz, Dino derrotou Lobão Filho (PMDB) e teve apoio de PSDB, PSB e setores do PT.

Ao se lançar pré-candidata, Roseana fez críticas veladas ao governo Dino sem citá-lo diretament­e. Afirmou que suas gestões foram “melhores que a atual” e disse estar preocupada com os rumos do Estado.

Além de Dino e Roseana, devem disputar o governo do Maranhão o senador Roberto Rocha (PSB), a ex-deputada estadual Maura Jorge (Podemos), além do ex-secretário estadual Ricardo Murad (PRP), cunhado de Roseana. AFASTAMENT­O DO PT O aval de Temer ao retorno de Roseana deve afastar o grupo de José Sarney de uma possível candidatur­a do expresiden­te Lula (PT) em 2018. Sarney apoiou Lula em 2002 e Dilma Rousseff (PT) em 2010 e 2014. Em contrapart­ida, os petistas se aliaram formalment­e a Roseana nas duas últimas eleições para o governo do Maranhão.

A expectativ­a é que os petistas apoiem a reeleição de Dino no próximo ano. O partido ocupa hoje a Secretaria Estadual da Mulher e a Agência Estadual de Mobilidade Urbana.

O afastament­o de PT e PMDB no Maranhão já vinha sendo cogitado desde agosto, quando Lula passou pelo Estado em giro pelo Nordeste, mas não encontrou publicamen­te nenhum membro da família Sarney.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), será candidato ao Senado. A outra vaga para o Senado será disputada pelos hoje senadores Edison Lobão (PMDB) e João Alberto Souza (PMDB) —este último já admite que pode disputar outro cargo.

 ?? Alan Marques - 10.jun.2014/Folhapress ?? A ex-governador­a do Maranhão Roseana Sarney, do PMDB
Alan Marques - 10.jun.2014/Folhapress A ex-governador­a do Maranhão Roseana Sarney, do PMDB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil