Folha de S.Paulo

De mineradora a ministros, Brasil vai ao paraíso

-

No “New York Times”, os “investimen­tos por trás dos panos, feitos numa controvers­a operação brasileira de minérios” por duas das universida­des americanas de maior prestígio, Columbia, de Nova York, e Duke, da Carolina do Norte.

Ambas estão “enterrando receitas no exterior”, parte da “estratégia offshore de inchar os seus cofres, evitar impostos e obscurecer investimen­tos que pudessem causar protestos no campus”.

A informação é parte dos Paradise Papers, investigaç­ão de que o “NYT” participa. Os documentos mostram que os fundos de investimen­to de Columbia e Duke compraram participaç­ão “na Ferrous Resources, registrada na Ilha de Man”, um paraíso fiscal, empresa “cujos principais negócios estão em minério de ferro no Brasil”.

O noticiário sobre o país no novo escândalo global ecoa também por veículos desvincula­dos da investigaç­ão principal, caso do francês “Le Figaro” —que repercutiu as contas mantidas em paraíso fiscal pelos ministros da Fazenda e da Agricultur­a, Henrique Meirelles e Blairo Maggi, e por Jorge Paulo Lemann, “l’homme le plus riche du Brésil”.

Vale de resultados O “Financial Times” entrevisto­u o novo presidente da Vale, “a maior produtora de minério de ferro do mundo”, que destacou como prioridade tornála uma empresa voltada a resultados e reduzir a sua dívida, hoje em cerca de US$ 10 bilhões. “Toda a minha carreira foi feita no setor privado”, afirmou Fabio Schvartsma­n, “portanto, é fácil para mim perceber como a Vale está distante de uma empresa normal. Não tem meritocrac­ia, não é voltada a resultados”.

Brasil & Pentágono A Reuters noticiou, por sites de jornais como o “NYT”, a participaç­ão de 50 militares americanos em “exercícios do Exército brasileiro na Amazônia”. Um general brasileiro afirmou, segundo a agência, que críticas ao envolvimen­to dos EUA são “uma teoria conspirató­ria levantada por partidos esquerdist­as”. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, acompanha as operações “e depois viaja a Washington para três dias de conversas com autoridade­s do Pentágono”.

 ?? Reprodução ?? » PREDADORES Em destaque no ‘WSJ’, para ‘escapar de piratas’, casal americano ‘atravessou selva repleta de predadores para levar as duas filhas para lugar seguro’
Reprodução » PREDADORES Em destaque no ‘WSJ’, para ‘escapar de piratas’, casal americano ‘atravessou selva repleta de predadores para levar as duas filhas para lugar seguro’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil