Folha de S.Paulo

Governo promete R$ 130 bi para retomar obras paradas

- AGENDA POSITIVA

DE BRASÍLIA - Em busca de uma agenda positiva, o governo Michel Temer lançou nesta quinta (9) o programa Agora é Avançar, que promete investimen­tos de R$ 130 bilhões para retomar obras paradas e projetos de infraestru­tura até o fim de 2018, ano de eleição.

As obras abrangidas já estavam listadas no PAC (Programa de Aceleração do Cresciment­o), plano dos governos Lula e Dilma e que foi um dos principais alvos do forte contingenc­iamento de recursos nos últimos anos.

Os investimen­tos públicos, em 2017, estão no patamar mais baixo dos últimos dez anos. Essas despesas são as candidatas naturais a corte em tempos de ajuste, uma vez que mais de 90% do Orçamento obedece a regras de desembolso que não podem ser mudadas sem reformas.

Por outro lado, eles são um importante estímulo à economia, que acaba de sair de uma de suas piores recessões.

Dyogo Oliveira (Planejamen­to) disse que as obras do programa terão prioridade na execução do Orçamento. “É um programa de conclusão de obras, não de início.”

Para o economista Sergio Vale, da MB Associados, priorizar o programa é difícil por causa da regra do teto de gastos, que determina que as despesas não podem exceder a inflação do ano anterior.

“Não há espaço para aceleração do investimen­to nos próximos anos. O programa é um empacotame­nto, juntando todos os investimen­tos possíveis dentro da estrutura do setor público”, afirmou.

As obras realizadas em parceria com a iniciativa privada, diferentem­ente do que ocorria com o PAC, não estão listadas no Avançar é Agora.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil