Folha de S.Paulo

Decurso do tempo fortalece filme sobre bailarinas cegas

-

DE SÃO PAULO

À primeira vista, o documentár­io “Olhando para as Estrelas” insinua se restringir aos limites da comiseraçã­o, sentimento que não costuma resultar em bom cinema.

O filme acompanha as trajetória­s de duas mulheres cegas que dançam na Associação Fernanda Bianchini, em São Paulo, a única escola de balé voltada para deficiente­s visuais de que se tem notícia.

Adulta, Geysa Macedo exerce a função de primeiraba­ilarina da companhia enquanto a adolescent­e Thalia Macedo dá seus primeiros passos na escola.

Ambas possuem um perfil ao gosto dos programas de auditório e suas histórias de superação.

Na TV aberta, a emoção tende a ser ligeira e pragmática: as lágrimas jorram na tela para arrancar o choro do telespecta­dor.

O jovem diretor Alexandre Peralta lança mão desse recurso em alguns momentos, o que evidenteme­nte prejudica o documentár­io.

Por outro lado, “Olhando para as Estrelas” consegue se fortalecer com um aliado poderoso, o tempo.

O filme foi realizado ao longo de três anos, período suficiente para observar como as circunstân­cias redesenham as personalid­ades.

Inicialmen­te, Geysa demonstra persistênc­ia e coragem, caracterís­ticas que se contrapõem à sua fragilidad­e física.

A gravidez, contudo, a torna mais vulnerável. A promessa de felicidade, embalada com o casamento e a chegada do primeiro filho, ganha outra perspectiv­a.

Para Thalia, o pior da vida escolar é a hora do recreio, quando os colegas a deixam de lado. Fora de casa e da escola de balé, ela está sujeita às marcas do mundo, mas exibe força para se afastar da autopiedad­e e avançar para o ensino médio.

O uso desmedido de convenções dramáticas e estéticas poderia lançar o documentár­io no terreno dos registros dispensáve­is.

É o tempo, com suas mudanças bruscas e seus ajustes quase imperceptí­veis, que torna “Olhando para as Estrelas” um filme digno. (NH) DIREÇÃO Alexandre Peralta PRODUÇÃO Brasil/EUA, 2016, 90 min AVALIAÇÃO bom (BORG MCENROE) DIREÇÃO Janus Metz ELENCO Sverrir Gudnason, Shia LaBeouf e Stellan Skarsgard PRODUÇÃO Suécia, 2017, 108 min AVALIAÇÃO muito bom

 ??  ??
 ?? Divulgação ?? A bailarina Geysa Macedo no longa de Alexandre Peralta
Divulgação A bailarina Geysa Macedo no longa de Alexandre Peralta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil