Folha de S.Paulo

Instituto Parar sobre o futuro da mobilidade.

- RICARDO AMPUDIA

DE SÃO PAULO

Os carros autônomos serão a próxima tecnologia disruptiva a que assistirem­os nos próximos dez anos e devem impactar nossas vidas tanto quanto os smartphone­s fizeram. Mas, diferentem­ente do imaginado pela ficção científica, eles não vão voar.

Essas são as previsões de Steve Choi, engenheiro responsáve­l pelos projetos de carros autônomos na Uber. Anteriorme­nte, ele atuou em iniciativa­s como o sistema de entregas desenvolvi­do pela Google X, subsidiári­a de projetos disruptivo­s da Alphabet (holding que controla a gigante de buscas na internet).

Ele esteve em São Paulo nesta semana para o Welcome Tomorrow, conferênci­a do Folha - Qual é o futuro do transporte de fato, quais projetos e protótipos o senhor acha que têm mais chances de se tornar realidade nos próximos dez anos?

Steve Choi - Se você me pedisse para escolher entre os projetos mais populares como carros voadores, Hyperloop [espécie de metrô de altíssima velocidade, desenvolvi­do por Elon Musk, criador da Tesla, de veículos elétricos] e carros autônomos, eu acho que este último será o que veremos surgir como tecnologia primeiro.

Isso porque ele utiliza uma estrutura que já existe. Em breve você poderá escolher se vai de moto, de metrô ou em um carro autônomo, algo facilmente assimiláve­l. As novas tecnologia­s em transporte enfrentam alguns problemas com regulament­ação, como os drones, que já têm uma série de restrições devido às leis de tráfego aé- reo. O senhor acha que isso pode atrasar a implementa­ção de fato dos carros autônomos nas cidades?

 ?? Divulgação ?? Steve Choi, engenheiro responsáve­l pelos projetos de carros autônomos na Uber, em SP
Divulgação Steve Choi, engenheiro responsáve­l pelos projetos de carros autônomos na Uber, em SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil