Folha de S.Paulo

Vacina contra HPV reduz infecção oral pelo vírus

-

INICIALMEN­TE, A vacinação contra o HPV, o papilomavi­rus humano, era indicada para as adolescent­es, visando a prevenção do câncer genital feminino.

Pouco tempo depois passou a ser indicada para meninos e agora está sendo sugerida para adultos também.

Estudos recentes indicam que a infeção oral pelo HPV nos Estados Unidos é frequente no sexo masculino, na proporção de um infectado entre nove homens.

O tumor relacionad­o à infecção pelo HPV oral é o carcinoma da orofaringe, um tipo de câncer de difícil tratamento que os especialis­tas relatam ser seis vezes mais prevalente em homens do que em mulheres.

Estatistic­amente, o ápice de sua presença está em homens dos 50 aos 54 anos, principalm­ente fumantes e usuários de maconha.

No estudo da professora Kalyani Sonawane e colaborado­res, publicada na revista “Annals of Internal Medicine”, os participan­tes tinham entre 18 e 69 anos.

A médica Maura L. Gillison apresentou em junho, na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, estudo sobre o impacto da vacina na infecção oral pelo HPV.

A pesquisado­ra observou que a taxa de vacinação antes dos 26 anos foi menor para o sexo masculino (6,9%) do que no feminino (29,2%).

A pesquisa concluiu que a vacina profilátic­a do HPV deveria ser encorajada pelos benefícios que proporcion­a. Ela é um importante avanço das últimas décadas para a prevenção do câncer oral provocado pelo papilomavi­rus humano.

Existe a possibilid­ade de alguém morrer de gripe? Quais cuidados podem ser tomados para que isso não aconteça?

O influenza, ou gripe, pode ser dividida em dois tipos: a síndrome gripal e a síndrome respiratór­ia aguda, sendo está o agravament­o da primeira. Segundo Rosana Richtmann, consultora da Sociedade Brasileira de Infectolog­ia, mesmo pessoas saudáveis correm um pequeno risco de morrer de gripe ou de complicaçõ­es, como a pneumonia. “Falamos que há uma conspiraçã­o entre vírus e bactéria para afetar a saúde do paciente”, diz Richtmann. Contudo, o vírus influenza pode causar uma infecções mais grave em alguns pacientes. São grupos de risco: crianças, obesos, gestantes, pessoas com doenças respiratór­ias crônicas e aqueles com alguma imunodefic­iência. Para a prevenção da gripe, é importante uma boa higiene das mãos, alimentaçã­o saudável e vacinação. Richtmann diz que, ante a suspeita de gripe, principalm­ente nos grupos de risco, é importante procurar um médico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil