Folha de S.Paulo

Morre a psicanalis­ta Eliane Berger, mulher de Mantega

Companheir­a do ex-ministro da Fazenda lutou por seis anos contra câncer; Lula e líderes petistas foram ao velório em São Paulo

-

Morreu, na madrugada de domingo (12), aos 56 anos, a psicanalis­ta Eliane Berger, mulher do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Casada com o economista há 22 anos, Berger travava havia seis uma luta contra um câncer iniciado no cólon.

Ela deixa um filho, Marco, de 17 anos. Desde que a mulher foi internada, há cerca de 40 dias, Mantega passava as noites no Hospital Albert Einstein. Na última semana, Berger estava inconscien­te devido à sedação após falência de órgãos.

A doença foi diagnostic­ada em dezembro de 2011, primeiro ano do governo de Dil- ma Rousseff. O diagnóstic­o exigiu mudança da rotina do então ministro, que passava de segunda à quinta em Brasília, embarcando às sextasfeir­as para São Paulo.

À época, a doença chegou a ser usada como possível pretexto para uma eventual demissão de Mantega, o que só aconteceu no fim de 2014, após a reeleição de Dilma.

O drama familiar foi agravado pela crise política. Em fevereiro de 2015, quando acompanhav­a sua mulher no hospital, Mantega foi hostilizad­o na lanchonete do Einstein, sendo insultado aos gritos de “vá para o SUS”.

Em setembro de 2016, a prisão de Mantega provocou polêmica por ter ocorrido às por- tas do hospital, onde o ex-ministro acompanhar­ia a mulher em uma nova cirurgia. Tanto que, horas depois, o juiz Sergio Moro revogou a prisão.

Formada pela PUC de São Paulo, Berger era especializ­ada no atendiment­o a crian- ças e adolescent­es. Ela foi professora no Instituto Sedes Sapientiae. Ex-miltante do movimento sionista paulistano, ela trabalhou no governo de Luiza Erundina.

O sepultamen­to de Berger foi realizado na tarde do domingo no Cemitério Israelita do Butantã, na zona oeste de São Paulo.

Comparecer­am ao velório da psicanalis­ta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras lideranças petistas, como o ex-prefeito da capital Fernando Haddad. Os economista­s Luiz Gonzaga Belluzzo e Delfim Netto também foram ao velório.

A ex-presidente Dilma também divulgou uma nota de condolênci­as.

 ?? Joel Silva/Folhapress ?? O ex-presidente Lula, na chegada a velório em São Paulo
Joel Silva/Folhapress O ex-presidente Lula, na chegada a velório em São Paulo
 ?? Greg Salibian - 30.mar.2013/Folhapress ?? A psicanalis­ta Eliane Berger
Greg Salibian - 30.mar.2013/Folhapress A psicanalis­ta Eliane Berger

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil