Folha de S.Paulo

Americanas usam hashtag para criticar assédio passado de senador a adolescent­es

-

DE SÃO PAULO

Quando Leigh Corfman detalhou ao “Washington Post” seus encontros com o hoje candidato republican­o ao Senado Roy Moore, dizendo que ele a beijava, tirava suas roupas e a tocava sobre sua roupa íntima quando ela tinha 14 anos e ele, 32, muitas mulheres encontrara­m nas redes sociais um meio de protesto.

A reportagem citava ainda encontros de Moore com outras três adolescent­es quando ele era um advogado na faixa dos 30.

Moore primeiro disse que não se lembrava dos episódios. Depois, que eram denúncias “completame­nte falsas” sobre coisas que “ocorreram há mais de 40 anos”.

Nesta segunda-feira, o líder republican­o no Senado, Mitch McConnel, afirmou que “acredita nas mulheres” e que Moore deveria abandonar a campanha eleitoral em seu Estado, o Alabama. Uma quinta mulher o denunciou nesta segunda.

O movimento começou com Catherine Lawson, advogada do Alabama, que usou a hashtag #MeAt14 (#EuAos14), uma foto sua nessa idade, e os dizeres: “Não pode consentir aos 14. Não no Alabama. Nem em lugar nenhum.”

Uma das criadoras do talk show cômico “The Daily Show”, Lizz Winstead, também tuitou a hashtag: “Essa sou eu aos 14. Eu estava na equipe de ginástica e cantava no coral. Eu não estava saindo com um homem de 32 anos. Quem era você aos 14? Publique uma foto, diga quem você era”.

A atriz Alyssa Milano, que começou o movimento #MeToo após as denúncias contra o produtor de Hollywood Harvey Weinstein, entrou na jogada: “Eu adorava meu irmão. Amava meu cachorro, Pucci. Tinha o cabelo grande. Eu era feliz. Eu era inocente”.

A jornalista Katie Couric também aderiu: “Eu estava comendo um monte de biscoito de chocolate e aprendendo a fazer o ‘hustle’ [dança] e não me preocupand­o com um cara de 32 anos tentando me agarrar”.

Lawson explicou por que começou o movimento. “Compartilh­ei uma foto minha aos 14 para ilustrar que não há versão aceitável da história [de Moore]”, disse. “Adolescent­es não podem consentir num relacionam­ento com um homem adulto.”

 ?? Reprodução ?? Catherine Lawson, criadora do movimento #MeAt14
Reprodução Catherine Lawson, criadora do movimento #MeAt14

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil