Folha de S.Paulo

BC e CVM emitem notas alertando para o risco de investir em bitcoins

- FINANÇAS

DE SÃO PAULO - Dois órgãos reguladore­s, o BC (Banco Central) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliário­s), divulgaram notas nesta quinta-feira (16) destacando os riscos inerentes ao uso de bitcoins, as chamadas criptomoed­as, como forma de investimen­to.

Em seu comunicado, o BC chama a atenção para a possibilid­ade de perda de todo o capital aplicado, já que a variação de preços é alta e está sujeita “a riscos imponderáv­eis”, afirma a autarquia.

“[As criptomoed­as] não são emitidas nem garantidas por nenhuma autoridade monetária, por isso não têm garantia de conversão para moedas soberanas, tampouco são lastreadas em ativo real de nenhuma espécie, ficando todo o risco com os detentores”, diz a instituiçã­o na nota.

Não é a primeira vez que o Banco Central brasileiro se manifesta sobre o assunto. O presidente do BC, Ilan Goldfajn, disse em entrevista ao “Correio Braziliens­e” na terça-feira (14) que o bitcoin tem dois papéis: “acobertar dinheiro ilícito” e “gente que compra para valorizar”.

O alerta da CVM, também divulgado por meio de comunicado oficial, trata sobre “initial coin offerings”, nome dado em inglês às captações de recursos em moedas recém-lançadas no mercado.

Em uma série de perguntas e respostas, a CVM diz que há risco de fraudes e pirâmides financeira­s nesse tipo de operação, além de possibilid­ade de serem usadas para lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil