Folha de S.Paulo

Com aula de selfies, escolas lucram com solteirão chinês

-

DO “NEW YORK TIMES”

Zhang Zhenxiao, 27, nunca beijou uma mulher, mas agora ele está pronto para o amor. O problema é que, como muitos chineses, nem sabe por onde começar.

A solução foi encontrar um professor ao estilo do personagem de Will Smith em “Hitch, Conselheir­o Amoroso”. Na escola, Zhang aprendeu a se arrumar, a aproximar-se de uma mulher e a compartilh­ar seus contatos no smartphone dela.

“Há muitas pessoas sem capacidade para obter um relacionam­ento”, disse Zhang, que fez um cursinho de três dias. “Muitas vezes não é porque há algum problema conosco, mas é que não prestamos atenção nos detalhes.”

Namorar não é fácil em lugar nenhum, mas é ainda mais complicado para o homem chinês. A política de um filho só, que acabou recentemen­te, privilegio­u os meninos e o resultado é que, em 2016, havia 33,6 milhões a mais de homens do que mulheres.

Esse cenário criou oportunida­des para pessoas como Zhang Mindong, que criou sua escola de namoro em 2014, em Jinan —há similares em várias cidades do país.

Os serviços vão de US$ 45 por curso on-line a US$ 3.000 por aulas individuai­s. Segundo Zhang Mindong, hoje são mais de 300 alunos off-line.

A maior parte do primeiro dia de aula é dedicada a melhorar o visual: novas roupas e corte de cabelo.

“A maioria dos homens chineses não se cuida após entrar uma relação”, afirma Zhang Mindong. “Não lavam o cabelo, não trocam de roupa e ficam bem imundos.”

O passo seguintes das aulas é posar para fotos —por exemplo, lendo “Uma Breve História do Tempo”, de Stephen Hawking—, culminando com dicas sobre selfies.

Isso é fundamenta­l porque conhecer pessoas hoje na China acontece quase que exclusivam­ente pela rede social WeChat. A maioria das interações sociais no país começa com um escaneando o código QR do outro no WeChat.

 ?? Giulia Marchi - 4.out.2017/“The New York Times” ?? Aluno chinês tem aula de selfie para aprimorar seu perfil em apps de namoro on-line
Giulia Marchi - 4.out.2017/“The New York Times” Aluno chinês tem aula de selfie para aprimorar seu perfil em apps de namoro on-line

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil