Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Drauzio Varella A 50ª turma da Faculdade de Medicina da USP deve se sentir orgulhosa de oferecer, por intermédio do colega Drauzio, esta lúcida e socialment­e comprometi­da apreciação sobre a saúde brasileira. (“Criação do SUS foi a maior revolução da história da medicina brasileira”, “Cotidiano”, 18/11)

A clareza de análise evidencia o conjunto de avanços e desafios presentes na nossa realidade e reitera, uma vez mais, que a persistir esta intoleráve­l iniquidade social na sociedade brasileira, dificilmen­te conseguire­mos alcançar os desejados patamares adequados de saúde.

MOISÉS GOLDBAUM,

Ao descrever em artigo na Folha os progressos da medicina no Brasil, nos 50 anos em que se tornou médico, devemos agradecer a Drauzio Varella pela reconstitu­ição histórica dessa profissão.

ADEMIR VALEZI

Colunistas Achei a argumentaç­ão de Magnoli serena e limpa. Mas me deixou na dúvida quanto ao grau de limpeza. O higienismo excessivo também é prejudicia­l.

À direita temos o mais fétido, a esquerda temos Lula, ainda a melhor opção posta, até o momento. Mas e ao centro? (“Partidos que investem em Huck apostam no golpe do outsider”, “Mundo”, 18/11).

FRANCISCO E. C. VIOLA

A ex-consulesa da França unese à corja dos “politicame­nte corretos” e policiais sociais para desancar o brilhante jornalista William Waack por seu mais que infeliz comentário racista feito há mais de um ano. Exorcizar pessoa com tão brilhante currículo, admirado por todos os que apreciam o jornalismo sério de Waack, a ponto de querer que seja demitido, beira o ridículo. (“O racismo é sempre dos outros”, “Tendências e Debates”, 18/11).

JOSÉ CRETELLA NETO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil