Folha de S.Paulo

Imbassahy deve assumir pasta de Direitos Humanos

- MARINA DIAS

O presidente Michel Temer bateu o martelo neste fim de semana sobre mudanças na Esplanada dos Ministério­s e pode deslocar o tucano Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) para a pasta de Direitos Humanos.

Como informou o “Painel”, o ex-ministro de Transporte­s João Henrique de Almeida Sousa (PMDB), hoje na presidênci­a do Conselho Nacional do Sesi, ganhou força para ocupar o posto de articulado­r político do Planalto, no lugar de Imbassahy.

Os defensores de João Henrique afirmam que ele já foi deputado, quarto secretário da Câmara e, portanto, tem bom trânsito com os parlamenta­res.

Segundo a Folha apurou, Temer simpatiza com a ideia, mas está fazendo cálculo eleitoral, além de contar os votos para aprovar a reforma da Previdênci­a, antes de fechar a indicação.

Auxiliares dizem que o presidente se movimenta para montar uma coligação político-eleitoral para 2018.

Assim, é importante que as novas nomeações tenham o aval de partidos que possam formar essa aliança.

Temer não é candidato à reeleição, mas, apesar da baixa popularida­de, quer se tornar um ativo importante em torno de uma candidatur­a de centro-direita que defenda as reformas de seu governo.

As primeiras mudanças ministeria­is, restritas às pastas ocupadas pelo PSDB, devem ser anunciadas durante esta semana.

Dessa forma, com o Ministério das Cidades sob o comando de Alexandre Baldy (GO), se for confirmado, e a Secretaria de Governo também com um novo titular, Temer exoneraria Luislinda Valois, tucana que hoje está na Secretaria de Direitos Humanos, entregando a pasta a Imbassahy.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil