Folha de S.Paulo

Esquerda está ‘fragilizad­a’, afirma Lula

-

DE BRASÍLIA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (19) que a esquerda no país está “fragilizad­a” e que um de seus principais opositores, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), tem o “direito de ser candidato”. “O Brasil tem que colher aquilo que planta”, declarou.

“Eu não sou de extrema esquerda e muito menos o Bolsonaro é de extrema direita. O Bolsonaro é mais do que isso e quem convive com ele sa- be o que ele é. Não vou dizer porque acho que ele tem o direito de ser candidato, de convencer as pessoas, e o Brasil tem que colher aquilo que planta”, disse Lula.

Em discurso de cerca de 40 minutos durante o encontro do PC do B —que lançou Manuela D’Ávila como pré-candidata à Presidênci­a em 2018—, em Brasília, Lula disse que a aliança formada por partidos de esquerda “está mais perdendo do que ganhando” e que é preciso mudar o discurso e a postura pa- ra vencer as eleições.

Petistas reagiram mal à iniciativa do PC do B de ter candidatur­a própria. É a primeira vez, desde 1989, que PT e PC do B podem disputar a Presidênci­a separados.

Em seu discurso, porém, Lula disse que é “o único ser humano” que não pode desencoraj­ar alguém que quer ser candidato ao Planalto.

Para ele, “qualquer partido de esquerda que quiser ser candidato, deve lançar”, mas é preciso “ir junto para a rua”. (MARINA DIAS)

 ?? Mateus Bonomi/AGIF/Folhapress ?? Lula participa do congresso do PC do B que lançou Manuela D’Ávila como pré-candidata
Mateus Bonomi/AGIF/Folhapress Lula participa do congresso do PC do B que lançou Manuela D’Ávila como pré-candidata

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil