Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Farmácia Popular Esse caso é a versão federal do mesmo problema que ocorre no Estado e no município. Em todas as esferas faltam medicament­os, mas a culpa não é das unidades que os distribuem. Em São Paulo, diabéticos pegam um tipo de insulina em um lugar, outros tipos e as tiras, em outro. Um pouco de conversa entre as diferentes instâncias de governo poderia trazer melhorias a todos (“Para reduzir gastos, gestão Temer quer rever distribuiç­ão de remédio”, “Cotidiano”, 20/11).

WILSON REINHARDT FILHO

Colunistas Existem ditaduras e “ditaduras”. O presidente [Ernesto] Geisel estatizou mais de 400 empresas, o que até hoje não conseguimo­s assimilar. Economicam­ente foi o maior “cabide de empregos” da história. Esse é só um exemplo da diferença entre nós e o Chile, como a qualidade dos presidente­s, por exemplo (“Viva Chile”, “Opinião”, 20/11).

RICARDO NASSIF HUSSNI

PF sob nova direção Escolhido à dedo, o novo diretor-geral da PF, Fernando Segovia mostra à que veio. Tentando desqualifi­car corrupção envolvendo Michel Temer e Joesley Batista, argumenta que “uma única mala não dá materialid­ade criminosa ao caso”. Entretanto, somente um idiota não consegue enxergar prática de corrupção ativa e passiva ao ouvir o fatídico diálogo entre os dois envolvidos (“Diretor da PF aponta dúvida sobre corrupção de Temer e critica PGR”, “Poder”, 20/11).

MAURÍLIO POLIZELLO JUNIOR

Na leitura da denúncia oferecida pelo PGR, achei muito bem fundamenta­da a associação da figura do deputado com a do presidente, mostrando que as coisas não eram republican­as. Além do que, o crime de corrupção passiva, com toda sua venalidade, para o direito penal é crime formal, não precisa do resultado como no estelionat­o. Se o novo delegado começa com a defesa de quem lhe colocou no cargo, começa muito mal. Que pena.

JASON LEMOS DOS SANTOS

Semipresid­encialismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil