Folha de S.Paulo

Cimento de 0,2% em relação ao estoque de empregos celetistas do mês anterior.

- LAÍS ALEGRETTI

DE BRASÍLIA

Impulsiona­do pelas contrataçõ­es de fim do ano no comércio e na indústria, o Brasil criou 76,6 mil vagas de emprego formal em outubro, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos) divulgados nesta segunda-feira (20) pelo Ministério do Trabalho.

Recorde no ano, o resultado também é o melhor para o mês desde 2013, quando foram criados 94,9 mil empregos. De 2014 a 2016, houve mais demissões que contrataçõ­es no mesmo período.

Outubro foi o sétimo mês consecutiv­o em que os dados mostraram um saldo positivo na criação de empregos.

Apesar disso, o resultado acumulado em 12 meses está negativo. No período, foram cortados 294,3 mil postos de trabalho em todo o país.

Já no acumulado de janeiro a outubro, o saldo de empregos é de uma criação de 302,2 mil postos.

Devido às contrataçõ­es de fim de ano, o resultado de outubro foi garantido, princi- palmente, pelo comércio, com a criação de 37,3 mil postos de trabalho, e pela indústria de transforma­ção, com a geração de 33,2 mil empregos. O setor de serviços abriu 15,9 mil vagas.

A construção civil, por outro lado, fechou 4.764 vagas no mês. A agropecuár­ia também teve saldo negativo com o corte de 3.551 empregos.

“A construção civil, no primeiro semestre de 2018, começará a dar resultados efetivamen­te positivos na geração de empregos”, afirmou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. O setor eliminou 30,5 mil postos neste ano.

Em novembro, o resultado do Caged deve ser positivo, mas com um saldo menos expressivo que em outubro, se- gundo o coordenado­r-geral de estatístic­a do Ministério do Trabalho, Mário Magalhães.

O resultado do mês passado demonstra, segundo Magalhães, que a economia “está entrando nos eixos”, ao registrar o melhor patamar dos últimos 36 meses.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o saldo de outubro representa um cres- REFORMA TRABALHIST­A A partir de dezembro, o governo pretende divulgar os dados do Caged referentes ao mês de novembro com a especifica­ção da quantidade de contratos intermiten­tes, possibilid­ade criada pela refor- VAIVÉM DAS COMMODITIE­S O colunista está em férias

Exportaçõe­s de carne bovina e suína estão em xeque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil