Folha de S.Paulo

Cosméticos orgânicos ganham adeptos

Por preocupaçã­o com saúde ou com animais, empresas apostam em produtos com poucas substância­s sintéticas

- HELOÍSA NEGRÃO

Eu andava com a lista do Peta no meu celular. Agora, salvei uma lista com vários produtos que são veganos, mesmo de empresas que não são veganas. É bem vida real

Consumidor­es de itens veganos, que não precisam ser orgânicos, se esforçam para achar o que comprar

Os orgânicos saíram da cozinha e chegaram aos boxes dos banheiros e bolsinhas de maquiagem. Só em 2017, nasceramtr­êslinhasno­vasdemaqui­agens orgânicas no Brasil.

A italiana LabPhyto, especializ­ada em cosméticos naturais, veganos e orgânicos, abriu filial no Brasil em 2015, quando entregou cerca de 300 mil produtos. Neste ano ultrapasso­u 1 milhão e, para 2018, a projeção é de 3,6 milhões.

Segundo Jens Schmitt, diretor de marketing da marca, a cosmética natural tem crescido 10% ao ano no mundo. “Na Alemanha, 11% dos cosméticos vendidos possuem certificad­os de orgânicos/veganos. Na França são 7% do total e na Itália, 5%.”

Cosméticos orgânicos vão além dos produtos naturais, pois não possuem compostos químicos nos ingredient­es e é preciso haver um mínimo de 11% de orgânicos na fórmula.

A Face It, que só produz batons, nasceu em março deste ano pelas mãos de Eliza e Júlia Barroso, mãe e filha. “Todas nossas fórmulas contêm produtos naturais e 11% deles são orgânicos”, diz Júlia.

Com exceção de cores mais fortes —com 5% de corantes sintéticos— o resto dos batons é feito só com matéria-prima vegetal. “Nossos principais ingredient­es sãomanteig­a de cacau e óleo de mamona [rícino], que são orgânicos”, diz Júlia.

O mais recente lançamento da marca é um quarteto de batons 100% naturais (50% orgânicos), com 10% do valor de venda indo para o Peta (ONG defensora de animais). Os batons da marca custam R$ 74. A empresa já vendeu mais de 6.000 unidades, e espera crescer 30% em 2018.

Trabalhand­osócombato­ns no momento, a ideia de mãe e filha é fazer a ligação com alimentaçã­o —mulheres ingerem até 87 miligramas de batom quando passam e repassam o produto, diz estudo da Universida­de da Califórnia.

“Muitos produtos t êm chumbo, petrolato e PHP em suas fórmulas. O que nos preocupa é o efeito cumulativo. Muitas mulheres usam batom a vida inteira”, afirma Júlia.

O dermatolog­ista Alberto Cordeiro diz que a absorção depende do metabolism­o de cada pessoa.

Segundo ele, parabenos, petrolatos, parafinas e silicones se tornaram “vilões” por

LÍGIA ROMÃO, 33

vegana e autora do blog “Tofu com Cebolinha”

Minha conduta é: se a marca não testa em animais, não tem empresa mãe que testa, não patrocina eventos de crueldade e tem uma gama interessan­te de produtos veganos, compramos esses produtos e fazemos questão de ressaltar que estamos comprando porque são veganos

TAINARA TEODORO, 24

maquiadora vegana

[O mito de ser caro] é a maior barreira que enfrentamo­s

PATRÍCIA LIMA

criadora da marca vegana Simple Organic

 ?? Danilo Verpa/Folhapress ?? Lígia Romão, 33, vegana há oito anos, usa lista feita por blogueira para saber quais produtos veganos pode comprar
Danilo Verpa/Folhapress Lígia Romão, 33, vegana há oito anos, usa lista feita por blogueira para saber quais produtos veganos pode comprar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil