Folha de S.Paulo

WISHFUL THINKING

-

“Vocês podem chamar ele até de filho da puta, mas não chama de fotógrafo”. Foi assim que o colecionad­or e diplomata Gilberto Chateaubri­and apresentou Miguel Rio Branco durante um evento.

Avesso a rótulos, o artista plástico teve uma obra censurada pelo governo da China na última quarta-feira (15). Rio Branco estava escalado para expor na 6ª Trienal de Fotografia de Guangzhou, na China, mas teve sua obra censurada pelo governo chinês que avalia todas as obras que entram no país. Ele diz que não lhe foi explicado o motivo da proibição, mas presume que a censura pode ser creditada ao conteúdo violento de “Sob as Estrelas, as Cinzas”.

A obra sobrepõe fotos de tribos indígenas a imagens de estrelas e fotos da seção policial do jornal “O Povo” —publicação da chamada “mídia marrom”, o periódico reproduzia fortes imagens de assassinat­os.

“Emumaditad­ura,nãotem que se explicar nada”, diz o cineasta, escultor, fotógrafo e pintor. E completa: “A criação artística não tem que ficar presa a um sistema”.

“Sob as Estrelas, As Cinzas” pode ser vista na exposição “Wishful Thinking”, inaugurada no Oi Futuro, no Rio.

“Isso pode se desenvolve­r desde os índios protegendo seus terrenos ou a proteção do terreno sobre a perversida­de do traficante de drogas.”

A videoinsta­lação foi realizada em 1992, para a exposição “Arte Amazonas”, época do Eco92. Segundo o artista, o “trabalho é sobre a violência nata do homem”.

É violento, mas eu acho que o trabalho não mostra as cenas de forma exibicioni­sta”, relata o artista. “Os cadáveres são fotos que eu tratei para não ficarem tão violentos.”

Apesar do ocorrido, ele acredita que o governo brasileiro é pior do que o chinês. “Vivemos em uma democracia de bandidos. Os políticos têm que entender que trabalham para o povo e não para ganhar dinheiro”, afirma. “Lá [na China], pelo menos não tem problema de corrupção.”

Ele também explicita paixão por plantas, que têm espaço na mostra no Oi Futuro.

A sessão é uma adaptação da que foi exposta no MAMSP, no 34º Panorama da Arte Brasileira, em 2015. QUANDO até 28/1/2018 ONDE Oi Futuro, r. Dois de Dezembro, 63, Rio, tel. (21) 3131-3060 QUANTO entrada gratuita

 ?? Cristina Lacerda/Divulgação ?? Instalação de Miguel Rio Branco censurada na China
Cristina Lacerda/Divulgação Instalação de Miguel Rio Branco censurada na China

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil