Folha de S.Paulo

Em cima da hora Presidente do Santander Cultural defende mostra cancelada em CPI

Senador acusa o evento de promover ‘cristofobi­a’ e ‘familiofob­ia’

- ANGELA BOLDRINI

Diante de só quatro senadores, a CPI dos Maus Tratos ouviu nesta terça (21) o atual presidente do Santander Cultural, Marcos Madureira.

Ele falou sobre a mostra “Queermuseu - Cartografi­as da Diferença na Arte Brasileira”, cancelada após críticas de grupos conservado­res ao conteúdo das obras.

Com temática LGBT, a exposição estava em cartaz desde 15/8 no Santander Cultural em Porto Alegre (RS) e deveria permanecer no local até 8/10, mas foi cancelada, em setembro, após acusações de apologia à pedofilia.

Na sessão, o presidente da comissão, o senador Magno Malta (PR-ES) —que, em discurso no Senado, já havia chamado a exposição de “acinte à moral”— questionou se Madureira levaria os filhos para a mostra e o interrompe­u diversas vezes.

Madureira afirmou que a exposição foi cancelada devido a ameaças e disse que as obras não faziam apologia à pedofilia e a outros crimes.

“Sabe por que o sr. não me respondeu até agora? Porque não levaria os seus filhos”, disse Malta. Ele fez novas críticas ao evento, que afirmou conter obras com “cristofobi­a, católicofo­bia, evangélico­fobia e familiofob­ia”.

Madureira disse que a mostra recebeu 27 mil pessoas, e que um “pequeno grupo de pessoas” que gravou vídeo com parte do evento passou uma visão “totalmente distorcida” de seu conteúdo.

A seleção tinha 270 obras de 85 artistas, como Adriana Varejão, Cândido Portinari e Lygia Clark. Os trabalhos tratavam de questões de gênero e, em distintos suportes, abordavam a temática em tons abstratos ou mais explícitos.

Não estava presente na sessão o relator da CPI, senador José Medeiros (PODE-MT). Apenas Humberto Costa (PTPE), Eduardo Amorim (PSDBSE) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) ouviram o depoimento.

 ??  ??
 ?? Edilson Rodrigues/Agência Senado ?? O presidente do Santander Cultural, Marcos Madureira, durante depoimento no Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado O presidente do Santander Cultural, Marcos Madureira, durante depoimento no Senado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil