Folha de S.Paulo

Neto de Ermírio de Moraes lança filme sobre o propósito do novo capitalism­o

- ELIANE TRINDADE

Ele carrega o nome e o sobrenome do avô, símbolo do capitalism­o brasileiro no século 20. Antonio Ermírio de Moraes Neto, 31, cofundador da Vox Capital, fundo de investimen­to de negócios de impacto social, é narrador, produtor e protagonis­ta de “Um Novo Capitalism­o”.

O documentár­io dirigido por Henry Grazinoli, que será lançado no dia 29, percorre Índia, México e Brasil para mostrar que capital e propósito podem ser sócios em uma nova economia.

Antonio Ermírio de Moraes, morto em 2014, ergueu um império à frente do Grupo Votorantim e se destacou com obras benemerent­es, como o hospital Beneficênc­ia Portuguesa, em São Paulo.

Já o neto não aposta na filantropi­a, mas nos próprios mecanismos de mercado para vencer desigualda­de social e problemas como acesso à saúde, moradia e educação.

Logo no começo do documentár­io, Moraes Neto explica o conceito do setor no qual aposta como investidor. “Negócio social é pensar em dois eixos: a busca pelo retorno financeiro e pelo impacto social. Na lógica tradiciona­l, era um ou outro. A grande inovação é pensar no ‘e’. É possível buscar as duas coisas”.

A ideia do filme nasce de uma viagem iniciática à Índia, em 2008, quando o então universitá­rio, outros três colegas de FGV (Fundação Getulio Vargas) e a produtora de cinema Priscila Martoni, da Talk Filmes, partem com a ideia na cabeça para um périplo de um mês e meio por Índia e Bangladesh. LEGADO O herdeiro do grupo Votorantim relata ter se colocado uma questão central: qual legado quer deixar para construir uma sociedade mais sustentáve­l e inclusiva?

As repostas foram dadas, em parte, por personagen­s como o economista Muhammad Yunus,vencedor do Nobel da Paz em 2006 e guru de uma geração de jovens empreended­ores sociais ao redor do mundo.

O economista que fundou o Grameen Bank, conhecido como o “banco dos pobres”, abre e fecha o documentár­io de uma hora e 15 minutos. “Pobreza é escuridão”, define, enquanto se descortina­m imagens de Madurai, na Índia, para narrar o caso de sucesso de uma rede de clínicas oftalmológ­icas que atendeu 46 milhões de indianos cegos ou em vias de perder a visão.

Além de casos na área de educação e saúde, “Um Novo Capitalism­o” exibe o modelo da Terra Nova para mediar conflitos fundiários e resolver parte do dramático problema de moradia nas grandes cidades brasileira­s.

Também no Brasil, o filme mostra como uma “banqueira” de 25 anos, “que não é herdeira nem deu golpe do baú”, criou o Banco Pérola, no interior de São Paulo. A instituiçã­o emprestou mais de R$ 6 milhões, especialme­nte para mulheres da base da pirâmide. “Com o filme queremos inspirar mais pessoas e passar a mensagem de que um novo capitalism­o é possível”, afirma.

 ?? Divulgação ?? Antonio Ermírio de Moraes Neto, do fundo Vox Capital
Divulgação Antonio Ermírio de Moraes Neto, do fundo Vox Capital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil