Folha de S.Paulo

Ex-vice volta ao Zimbábue e assume nesta sexta-feira

Emmerson Mnangagwa havia fugido após ser demitido pelo ditador Mugabe

-

Novo líder fala em ‘começo de florescent­e democracia’; queda de Mugabe, após 37 anos, foi festejada no país

O ex-vice-presidente do Zimbábue Emmerson Mnangagwa tomará posse como presidente do país nesta sexta-feira (24), após a renúncia de Robert Mugabe que pôs fim a uma ditadura de 37 anos, informou a emissora estatal ZBC nesta quarta-feira (22).

O presidente do Parlamento, Jacob Mudenda, disse que Mnangagwa é o indicado do partido governista Zanu-PF como novo líder e confirmou que a cerimônia vai acontecer nesta sexta.

O ex-vice, que havia fugido do país depois de ser demitido por Mugabe, há duas semanas, voltou nesta quarta à capital, Harare, onde se encontrou com líderes políticos locais.

“O povo falou. A voz do povo é a voz de Deus”, disse Mnangagwa a milhares de apoiadores do lado de fora da sede do partido governista na capital. “Hoje, nós estamos testemunha­ndo o começo de uma nova e florescent­e democracia.”

A queda de Mugabe foi repentina para um homem antes festejado em toda a África como um herói libertador por conduzir sua nação à independên­cia do Reino Unido, em 1980, após uma guerra.

Após um levante militar, o ditador de 93 anos se recusou por uma semana a deixar o poder, mesmo depois de reiterados pedidos de seu próprio partido, o Zanu-PF, para que ele saísse.

Mugabe finalmente renunciou na terça (21), momentos depois de o Parlamento iniciar um processo de impeachmen­t visto como a única via legal para forçá-lo a sair.

O Zimbábue já foi uma das economias mais promissora­s da África, mas sofreu décadas de declínio à medida que Mugabe seguia políticas que incluíam a tomada violenta de fazendas comerciais e a impressão de dinheiro, o que levou à hiperinfla­ção.

A maior parte dos 16 milhões de habitantes continua pobre e enfrenta o desemprego, algo que Mnangagwa prometeu reverter.

 ?? Marco Longari/AFP ?? Apoiador de Mnangagwa usa camiseta com o rosto do ex-vice em comício na sede do partido governista, em Harare
Marco Longari/AFP Apoiador de Mnangagwa usa camiseta com o rosto do ex-vice em comício na sede do partido governista, em Harare

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil