Folha de S.Paulo

Ameaça faz Havaí reativar sirene de ataque nuclear

-

DA REUTERS

O Havaí irá retomar na próxima sexta-feira (1º) testes mensais de suas sirenes de alerta para ataques nucleares da era da Guerra Fria pela primeira vez em cerca de 30 anos, em preparação para um potencial lançamento de míssil da Coreia do Norte, afirmaram autoridade­s de gestão de emergência.

Toques de sirene vão soar por cerca de um minuto em mais de 400 locais do arquipélag­o começando às 11h45 locais (19h45 de Brasília) de sexta-feira, em um teste que será repetido no primeiro dia útil de cada mês.

Testes mensais da sirene de ataque nuclear estão sendo reintroduz­idos no Havaí junto com anúncios pedindo para que moradores da ilha se abriguem, permaneçam em abrigos e fiquem atentos se ouvirem o alerta.

“A prontidão de emergência é saber o que esperar e o que fazer em todos os perigos”, disse o chefe da Agência de Gestão de Emergência, Vern Miyagi. Miyagi não mencionou a Coreia do Norte especifica­mente.

Entretanto, as sirenes de ataque nuclear, que deixaram de ser usadas após o fim da Guerra Fria, em 1991, estão sendo reativadas devido aos recentes testes de mísseis balísticos interconti­nentais da Coreia do Norte, considerad­os capazes de atingir o Estado, disse à Reuters a porta-voz da agência do governo havaiano, Arlina Agbayani, na segunda-feira (27).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil