Folha de S.Paulo

Ministério diz que busca uma solução rápida

-

DE SÃO PAULO

Procurado, o Ministério do Trabalho afirmou que o Conselho de Imigração “está trabalhand­o em cima das resoluções”. O órgão informa que convocou uma reuniões extraordin­árias para os dias 1º e 12 de dezembro para tratar da questão.

“A previsão é que as resoluções sejam publicadas nas próximas semanas”, diz o ministério em nota, sem especifica­r a quantidade de trabalhado­res que estão hoje com processos em compasso de espera.

A superinten­dência da Polícia Federal em São Paulo ressalta que a nova lei revogou dezenas de portarias e resoluções normativas usadas como base para o atendiment­o no núcleo de registro de estrangeir­os e afirma que o atendiment­o aos estrangeir­os foi afetado.

“O atendiment­o a alguns estrangeir­os precisou ser interrompi­do para as devidas alterações. A Polícia Federal em São Paulo espera que já haja definições de procedimen­tos para que a agenda possa ser reaberta o quanto antes”, afirma nota do órgão.

Estrangeir­os solicitant­es de refúgio ou amparados pela legislação de países do Mercosul, em casos que não dependem das novas regras que estão em elaboração, estão sendo atendidos normalment­e.

Sobre os bloqueios de vistos para viagens curtas de profission­ais estrangeir­os em consulados como Nova Déli, Buenos Aires, Chicago e Frankfurt, o Itamaraty também disse que a questão compete ao Ministério do Trabalho. BALANÇO De janeiro a junho deste ano, o Ministério do Trabalho concedeu 11.998 autorizaçõ­es de trabalho temporário ou permanente para estrangeir­os no país.

As autorizaçõ­es do primeiro semestre foram 2.440 inferiores às do mesmo período de 2016, queda que o órgão atribui à maior demanda no ano passado devido a vinda de estrangeir­os para trabalhos na Olimpíada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil