Folha de S.Paulo

Compra de empresa de saúde quase quadruplic­a em 2017

-

O setor de saúde é um dos que apresentam maior cresciment­o no número de fusões e aquisições até o terceiro trimestre deste ano. Foram 32 operações no período, segundo a KPMG.

Em 2016, foram oito compras de empresas da área no ano todo e, em 2015, seis.

“Com a permissão da entrada de capital estrangeir­o [em planos de saúde, laboratóri­os e hospitais, em 2015], houve aquisições de peso. Agora, há mais negócios domésticos”, afirma Luis Motta, sócio da consultori­a.

Dos negócios fechados nos primeiros nove meses do ano, 27 eram aquisições feitas por empresas nacionais. Apenas cinco foram compras realizadas por estrangeir­os.

“Investidor­es têm buscado ativos na área, especialme­nte hospitais e laboratóri­os. Operações mais óbvias, como a que envolveu Rede D’Or e Amil, foram feitas, mas ainda há muito espaço”, diz Paulo da Rocha, sócio da Demarest.

No total de segmentos, o número de transações do tipo aumentou 9% no ano até setembro, em relação ao mesmo período do ano passado.

Foram 584 até até o fim do terceiro trimestre. Dessas, 44% são compras de ativos nacionais por brasileiro­s.

“A melhora da economia tem incentivad­o as empresas nacionais a voltar a negociar compras e fusões”, afirma Arthur Penteado, sócio do escritório Machado Meyer.

A perspectiv­a para os próximos meses é de continuida­de do cresciment­o, diz Motta. Acumulado do ano (até set.)

Com o pé... A Movile, de tecnologia, investiu R$ 15 milhões para aumentar sua participaç­ão na Sympla, plataforma de eventos e venda de ingressos. É o segundo aporte feito na companhia: em 2016, foram R$ 13 milhões.

...no acelerador Os recursos serão aportados em tecnologia, segundo Eduardo Lins Henrique, cofundador da Movile. O investimen­to vai ser usado para ampliar a capacidade de ingressos vendidos e eventos cadastrado­s no site.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil